terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Estudo I - NOSSO ANCIÃO DE DIAS



"Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da Terra; porque Eu sou Deus, e não há outro" (Isa. 45:22).
Leia o Salmo 90:1,2,4 e veja o que nos ensina a respeito de Deus. Neste Salmo, Moisés compara nossa existência temporária com a eternidade de Deus. Nossa vida é limitada. Mas Deus permanece para sempre.
A eternidade de Deus significa a eternidade de Sua justiça e paz. Quando fazemos do eterno Deus o nosso refúgio, podemos estar certos de que nunca poderemos ser atingidos. Tudo ao nosso redor muda e se deteriora. Mas Deus nunca muda. Quando Deus habita em nós, podemos permanecer nEle para sempre.
“Eu Sou” significa uma presença eterna; para Deus, o passado, o presente e o futuro são a mesma coisa. Ele vê os mais remotos eventos da história, e o mais distante futuro com tanta clareza como vemos aquelas coisas que se passam diariamente.
As pessoas sempre criam seus próprios deuses e geralmente, são temíveis. O Deus da Bíblia é diferente. Ele, diz a Bíblia, é maravilhoso. Maravilhoso significa extraordinário, admirável, excelente. O Deus da Bíblia é Criador e Mantenedor de todo o Universo. Ídolos esculpidos são fruto da imaginação humana e, portanto, estão limitados às características e ações humanas.
Um Deus único- Isa. 44:6-8
Quanto mais aprendermos a apreciar um Deus único, mais apreciaremos Seus dois primeiro mandamentos (Êxodo 20:3,4).
Não se pode provar a existência de Deus- Se a Sua existência pudesse ser provada através da observação, da lógica ou da experimentação, Deus teria que estar no mesmo nível da humanidade. Se fosse este o caso, Ele seria limitado e não poderia ser o Deus. Existem múltiplas evidências da existência de Deus, mas, em última análise, a aceitação pessoal de Sua existência é uma questão de fé (Hebreus 11:6). A Bíblia documenta a existência de Deus relatando Suas ações. Deus Universal – Veja como Isaías contrata a grandiosidade de Deus com nossa insignificância . Leia Isaías 14:26,27. Isaías viu a mão de Deus estendida em juízo contra a Assíria e contra outras nações de seu tempo, e sabia que não havia poder no Céu ou na Terra que a pudesse afastar. Quando Deus Se propõe a fazer algo, Sua vontade se cumpre, a despeito da vontade do homem (Num. 23:19, Jó 9:12) .
É confortante saber que o Supremo Governante acima é nosso amigo. Todos os seres humanos são objeto de Sua graça salvadora. O modo como Cristo tratou as pessoas aqui na Terra, mostra-nos que o cristianismo é uma religião destinada a atender a todos, como por exemplo, Mateus (Mat. 9:9), a mulher siro-fenícia (Mar. 7:24-30), cego Bartimeu (Mar. 10:46-52). Inclua seu nome na lista.
O Deus Vivo- Além de Sua eternidade e unicidade, que outra característica tem Deus? Leia Jeremias 10:10,11 Estes versos colocam o Deus vivo dos hebreus em vívido contraste com os deuses pagãos, feitos por mãos, que não têm vida (1 Sam. 17:36, 1 Reis 18:26-29). O termo “Deus vivo” significa que Deus dá vida. Há também a idéia de vigiar, cuidar e agir, algo que o Deus vivo pode fazer, mas nunca, os ídolos.
Você pode ter notado quantos níveis diferentes as pessoas falam sobre Deus. Alguns falam filosoficamente, em termos abstratos, enquanto outros falam em termos impessoais, como se Deus fosse uma “força” vaga e indefinível. Ao testemunhar de Deus, você encontrará toda essa variedade de níveis. Mas, o valor de uma conversa muda, quando mudamos da discussão a respeito da possibilidade da existência de Deus, para o testemunho a respeito de nossa percepção dEle e da diferença que Ele fez em nossa vida. Como o testemunho do cego de nascença (João 9:1-34), o testemunho da experiência pessoal supera os argumentos abstratos.
O Deus Onipresente- Salmo 139:7-10. Deus está em toda parte. Não há lugar para onde possamos fugir de sua presença, nenhum lugar onde Seu poder não esteja em ação. Esse conceito está além de nossa compreensão.
Leia o desejo de Deus expresso em Êxodo 25:8.
Deus pode ser para nós mais do que mera teoria. Com nosso ouvido espiritual, podemos ouvir pessoalmente Deus a nos falar, contando que nos ama e está conosco, dirigindo nossos caminhos e inspirando confiança e alegria a nosso coração. Nós servimos a um Deus eterno, vivo, que Se deleita em tornar-nos objeto de Sua graça salvadora. Sua grandiosidade e onipresença nos podem dar forças e coragem mesmo durante as mais difíceis situações. Não existe amigo como esse.





Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara




Sem Fronteiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails