quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estudo I - APRESENTANDO JESUS, O FILHO DE DEUS



“Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu é o Meu Filho amado, em Ti Me comprazo” (Mar. 1:11).
Antes de todas as grandes intervenções de Deus na História, Ele enviou uma mensagem para preparar o povo. Então, antes do maior evento a ocorrer neste mundo, Ele levantou um mensageiro, João Batista. E assim, como a vinda do Messias estava predita na profecia bíblica, o mensageiro também estava predito.
Leia sobre o papel e a mensagem de João Batista (Mar. 1:2-7)
A missão de João apontava para fora dele mesmo. Ele era um precursor, arauto, para proclamar que Aquele que era maior do que ele estava para aparecer e para prevenir o povo a estar pronto para encontra-Lo.
João era um construtor de estradas para Jesus e executou sua missão de três maneiras: 1) anunciando que o Messias estava para surgir; 2) convidando as pessoas a preparar-se, abandonando os pecados; e 3) batizando-as como demonstração pública de que haviam dado ouvidos á mensagem dAquele que viria.
O destaque que Marcos dá a João Batista é certamente o menor dos quatro Evangelhos. Marcos está centrado em Jesus, o Filho de Deus, e omite todas as informações sobre João Batista para chegar a Jesus. A única outra referência a João Batista depois da breve descrição de Marcos 1:9-13 é a descrição da morte de João, encaixada na história do ministério de Jesus na Galiléia (Mar. 6:14-29).
Sob a inspiração divina, Marcos destaca um importante ponto para a fé cristã: pela pomba celestial, representando o Espírito, e a voz do Céu, a Divindade demonstrou ao mundo que Jesus de Nazaré era o Filho de Deus, verdadeiramente Deus.
A primeira mensagem de Jesus foi idêntica à de João Batista: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mar. 1:4 e 15). Mas Jesus acrescentou uma nova dimensão; enquanto João pregava que o Messias havia muito aguardado estava para vir, Jesus proclamou: “O tempo está cumprido!”
Nas primeiras palavras do seu Evangelho, Marcos apresenta Jesus como Filho de Deus. Esa expressão, que aponta para a unidade e igualdade de Jesus com o Pai, está presente em todo o Evangelho de Marcos.
Embora os quatro Evangelhos contem essencialmente a mesma história, eles fazem isso de maneira diferentes, dirigindo-se a públicos diferentes. Um exame dos Evangelhos leva à conclusão de que eles se complementam, e não se contradizem.
Serviço e sacrifício definem o ministério de Jesus em Marcos.




Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara




Sem Fronteiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails