terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Videira Verdadeira - Leia com atenção!




Esta é a sétima e última declaração de "Eu Sou" feita por Cristo conforme o registro do Evangelho de João. Esses dois relatos dos cristãos - como ramos e amigos - revelam tanto nossos privilégios quanto nossas responsabilidades. Como ramos, temos o privilégio de compartilhar a vida de Jesus e a responsabilidade de permanecer nele. Como amigos, temos o privilégio de conhecer sua vontade e a responsabilidade de obedecer.



O cultivo dos vinhedos era uma atividade importante para a vida e a economia de Israel. O templo de Herodes era decorado com uma videira de ouro. Ao usar essa metáfora, Jesus recorreu uma imagem que todos os judeus conheciam bem.



A videira - Há três tipos de videira nas Escrituras. A videira do passado refere-se a Israel como nação (Sl 80.8; Is 5.1-7; Jr 2.21). A videira do futuro, "a videira da terra", que aparece em Ap. 14.14-20, refere-se ao sistema do mundo gentio, amadurecendo para o julgamento de Deus. Os cristãos são ramos da "videira do céu", mas os incrédulos são ramos da "videira da terra". A videira do presente é nosso Senhor Jesus Cristo, e inclui, obviamente, seus ramos. Ele é a "Videira Verdadeira", ou seja, a original, da qual todas as outras videiras são cópias.



As vinhas que encontramos na Terra Santa são grandes e fortes, e é praticamente impossível quebrar um dos ramos sem danificar a própria vinha. Nossa união com Cristo é uma união viva, por isso podemos dar frutos; é uma união afetuosa, por isso podemos desfrutar nosso relacionamento com Ele.



Os ramos - Sozinho, um ramo é frágil e imprestável, servindo apenas para ser queimado (ver Ez 15). O ramo não é capaz de gerar a própria vida, antes, deve retirá-la da videira. É nossa comunhão com Cristo, por meio do Espírito, que nos permite dar frutos.



A palavra chave é permanecer, usada 11 x em Jo 15.1-11. Permanecer, significa manter a comunhão com Cristo de modo que trabalhe em nossa vida e por meio dela, a fim de produzir frutos. Como saber se permanecemos em Cristo? Em 1º lugar, quando permanecemos em Cristo, produzimos frutos (Jo 15.2). Em 2º lugar, sentimos o Pai nos "podando" para que possamos dar mais frutos (Jo 15.2).



O agricultor - A responsabilidade do viticultor é cuidar das videiras, e de acordo com Jesus, esse é o trabalho do Pai. É Ele quem limpa ou poda os ramos para que possam produzir mais frutos. Observe a progressão: nenhum fruto (Jo 15.2), fruto, mais fruto, muito fruto (Jo 15.5-8).



O viticultor poda os ramos de duas maneiras: corta a madeira morta que pode servir de proliferação de doenças, insetos e remove as partes ainda vivas, para que a vitalidade da planta não se dissipe, comprometendo a qualidade dos frutos. Na verdade, o viticulor remove os cachos inteiros de uvas para que o resto da colheita seja de qualidade superior. Deus quer quantidade e qualidade.



O processo da poda é a parte mais importante do cultivo, e os que cuidam disso devem ser devidamente treinados, pois se não forem habilidosos, podem destruir uma colheita inteira.Em alguns vinhedos, os podadores passam por treinamentos que duram de dois a três anos, durante os quais aprendem exatamente onde cortar, quando cortar e até o ângulo exato dos cortes.



Concluo com esta pérola: O maior castigo de Deus, é Ele não nos castigar.



http://davarelohim.blogspot.com/2009/10/videira-verdadeira-leia-com-atencao.html



Reproduzido por: Dc. ALAIR Alcantara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails