quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Os 4 Cânticos do Servo



Na segunda parte do livro de Isaías encontramos quatro cânticos conhecidos como Cânticos do Servo. Os estudiosos “debatem” sobre a identidade desse servo. Alguns consideram que seria alguém como Isaías ou Jeremias, enquanto para outros seria o retrato coletivo de Israel ou dos remanescentes piedosos dentro de Israel.



Todavia, para uma boa exegese do texto se faz necessário entendermos a Bíblia em sua totalidade (A.T e N.T). O N.T entende que o Cântico do Servo se cumpriu em Jesus. Em seus primeiros sermões, registrados no livro de Atos, Pedro se refere a Jesus como “servo” por quatro vezes. O apóstolo Paulo escreveu que Ele “tomou a forma de servo” (Fp 2.7). Há ainda muitas citações e referências nos capítulos 42 a 53 de Isaías e no ensino do próprio Jesus.



Os quatro Cânticos do Servo oferecem diferentes imagens do servo do Senhor, como veremos a seguir:



No primeiro (Is. 42.1-40) o servo é retratado como um mestre, ensinando com mansidão, dotado do Espírito e alcançando os povos.



No segundo (Is. 49.1-6) o servo é retratado como um evangelista. A ênfase agora está nas nações distantes. “Para você é coisa pequena demais”, disse Deus ao seu servo, “restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei”; o Senhor também faz de seu servo “uma luz para os gentios” para levar a sua salvação “até os confins da terra” (vs. 6). Paulo usou este versículo para justificar sua corajosa decisão de evangelizar os gentios (At. 13.46-47).



No terceiro, o servo é retratado como um discípulo (Is. 50.4-9), pois é evidente que não se pode ensinar sem primeiro ouvir e aprender. É por esta razão que Iavé desperta o ouvido de seu servo “manhã após manhã” (vs. 4). Ele primeiro precisa abrir seu ouvido, antes de abrir a boca, mesmo que Ele aprende ou ensina seja impopular ou provoque perseguição. E o nobre leitor [a] ama o aprendizado, a sabedoria? Ou você somente quer falar, e nunca sentar para ouvir? Spurgeon disse: “Aquele que cessa de aprender tem deixado de ensinar”.



Por fim, o servo é retratado como o Salvador sofredor (Is. 52.13; 53.12), aquele que (falando profeticamente) foi ferido pelas nossas iniqüidades e carregou em seu corpo os nossos pecados. É extraordinário como 8 versículos específicos de Isaías 53 são citados pelos autores do N.T, em alguns casos várias vezes. Não é de admirar que quando o etíope perguntou a Felipe a quem se referia Isaías 53.7-8, ele “começando com aquela passagem da Escritura, anunciou-lhes as boas novas de Jesus” (At. 8.35) Amém!



http://davarelohim.blogspot.com/2009/09/os-4-canticos-do-servo.html


Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara



Um comentário:

  1. Deus preciosas bênçãos para você, saudações da Lituânia, europeu, seja forte

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails