terça-feira, 16 de março de 2010

Estudo XIII - REI DOS REIS



“Mas o Senhor é verdadeiramente Deus; Ele é o Deus vivo e Rei eterno; o Seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a Sua indignação” (Jer. 10:10).
Atualmente, não existem muitos reis. Vamos recapitular suas responsabilidades, para compreender claramente uma das funções de nosso Deus.
Os reis, nos dias em que a Bíblia foi escrita, eram soberanos em sua terra. Sua palavra era lei. Deus tem autoridade absoluta.
Alguns reis eram arbitrários em seus julgamentos, e até mesmos maus em suas intenções. (Ex. 2 Sam. 11). Nosso Deus é justo.
Alguns reis tiveram que batalhar para preservar seu reino, e falharam. Nosso Deus é um rei empenhado numa batalha pela verdade. E sua vitória está assegurada.
O Senhor é Rei
Leia em Isaías 33:22, quais as quatro principais atividades de Deus.
Como Abraão esperava que agisse o Juiz de toda a Terra? (Gên. 18:25)
Note que seria injustiça os justos sofrerem com os ímpios. Note também que os ímpios podem receber uma dose maior de graça por causa da presença de uns poucos justos.
Leia sobre a relação entre o juízo e a lei (Tiago 4:11,12)
Rei Eterno
Quais são as quatro características de Deus mencionadas por Paulo em 1 Timóteo 1:17?
A vida é um bem precioso. E Deus deseja que tenhamos em abundância (João 10:10). Ele é a única fonte da vida. É bastante apropriado, portanto, que nosso Deus seja representado por um rei eterno.
O conceito de rei eterno remove a possibilidade de mudança inesperada ou de um reino desaparecer. Fala de estabilidade e continuidade, e isso cria confiança.
Em Malaquias 3:6, Deus diz: “Porque Eu, o Senhor, não mudo”. Visto que Deus permanece eternamente o mesmo, temos assegurada a esperança de que Ele cumprirá Suas promessas.
Deus não pe um rei hereditário. Ele é rei porque é o Criador do Universo. Jesus toma parte do trono do Pai (Apoc. 3:21) porque Ele e o Pai são parte da Divindade. Por causa do sacrifício e da vitória de Jesus, os salvos herdam a vida eterna e o reino, algo que os ímpios não recebem (1 Cor. 6:9,10).
Rei da Glória- Sal. 24:7,8
A glória de Deus é vista em Seu gracioso caráter. Algumas pessoas pensam que a glória é a manifestação exterior de luz, uma exibição de riquezas e poder. Mas a glória de Deus está relacionada com o Seu interior. O que Ele é torna-O glorioso. Deus fez toda a Sua bondade passar perante Moisés.
A glória de Deus é vista não apenas em Sua bondade e graça. É também vista no conflito com o mal. Quando o pecado entrou pela primeira vez no Céu, Deus agiu bem em pleitear com Lúcifer e seus anjos. Mas chegou o tempo em que não havia mais lugar para a rebelião no Céu (Apoc. 12:7-9). Depois houve batalha na cruz, quando pareceu que Satanás havia ganho a vitória. Mas a ressurreição demonstrou que Deus é justo. A verdade sempre triunfará sobre o mal. O Rei da Glória é poderoso na batalha.
Seu poder está à disposição de nosso pedido.
Vitória Final
Leia sobre como Daniel 2:44 nos revela a respeito do futuro dos reinos terrestres e do reino de Deus.
Chegará o tempo em que Deus não poderá mais esperar. Todos terão decidido de que lado do conflito estarão, e Deus destruirá os ímpios e defenderá os justos.
Jesus aconselhou Seus discípulos a observarem os sinais de Sua vinda (Mat. 24:42). Sabemos que estamos vivendo nos últimos dias porque quase todas as profecias se cumpriram. Não nos cabe saber o tempo de Sua vinda (Atos 1:7). Mas devemos estar preparados, visto que será inesperada (Mat. 24:44).
Se você estiver devotando todos os seus esforços e talentos às coisas deste mundo, sua vida estará representada pela madeira, feno ou restolho, a serem consumidos pelo fogo do último dia. Mas o trabalho abnegado para Cristo e a vida futura será semelhante ao ouro, prata e pedras preciosas; é imperecível.
Um Reino de Justiça
Que duas palavras Isaías usa para descrever como Deus governará Seu reino eterno? (Isaías 32:1)
Isaías volta-se do iminente ataque dos assírios sobre Jerusalém (Isaías 31:8,9) para o tempo de paz que deveria seguir-se....Do mesmo modo, a destruição de todas as forças de Satanás será seguida pelo eterno reino de Cristo em justiça e glória. Como costuma acontecer, a descrição profética de paz e segurança a seguir-se à tribulação combina-se com uma descrição das glórias do mundo por vir: a era messiânica. Nesse contesto messiânico, o ‘rei’ é Cristo.
Ser salvo é um objetivo que alguns de nós achamos quase impossível. Paulo sentia-se o principal dos pecadores (1 Tim. 1:15). Mas a graça de Deus é abundante (1 Timóteo 1:14)
Pode ser nosso privilégio viver no eterno reino de Deus unicamente por causa do perdão de Deus. Deus está ansioso para que vivamos em Seu reino. Paulo diz que o sofrimento que podemos ter neste mundo não é impedimento para nós, quando consideramos a glória futura (Rom. 8:18,19).
Devemos aprender a fixar a nossa mente, não nas coisas ao nosso redor, mas nas de cima.




Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara




Sem Fronteiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails