quarta-feira, 3 de março de 2010

Estudo V - UM DEUS SANTO



“ E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor do Exércitos; toda a Terra está cheia da Sua glória”. (Isa. 6:3)
A santidade de Deus parece ser um atributo que O distingue de todos os outros deuses. Significa uma perfeição moral que O torna diferente de todos os outros. As três pessoas chamadas Santas: O Pai (João 17:11), o Filho (Atos 4:30), e, naturalmente, o Espírito Santo.
Deus tem atributos que são incomunicáveis, que são parte de Sua Divindade, tais como a onisciência e a imortalidade. Mas a santidade é um atributo que Ele não apenas comunica, mas deseja comunicar. Assim, Seu povo deve ser um povo santo. A santidade é o que Deus está buscando para nós, a fim de que possa levar-nos para Seu reino (2 Pedro 3:14).
Um Deus Santo- Êxodo 15:11
Êxodo 15:11 é parte de um cântico de vitória que Moisés e os filhos de Israel entoaram após terem cruzado o Mar Vermelho e testemunhado a destruição dos exércitos egípcios. Enquanto estiveram no Egito, tinham visto muitos deuses. Viram esses deuses envergonhados pelas pragas derramadas, porque os egípcios não permitiram ir o povo de Deus. Mas agora eles haviam testemunhado como Deus pode operar em favor de Seu povo.
Deus é a Divindade Suprema, a quem nada se pode igualar.
Êxodo 20:7 não somente proíbe os falsos juramentos e juras comuns, mas veda-nos o uso do nome de Deus de maneira leviana ou descuidada, sem atentar para sua terrível significação. Pela inconsiderada menção de Deus na conversação comum, pelos apelos a Ele feitos em assuntos triviais, e pela freqüente e impensada repetição de Seu nome, nós O desonramos. (Patriarcas e Profetas).
A santidade não é em primeiro lugar o que Deus faz, mas é o que Ele é. Ele não pode ser nada mais, a não ser santo.
Lugares Sagrados- Êxodo 3:5
O costume que Moisés seguiu ainda prevalece em algumas partes do mundo. Em outras partes, os homens demonstram reverência tirando o chapéu, as mulheres, cobrindo a cabeça. Não é o costume em particular que é importante. É a demonstração de reverência.
O santuário deveria ser um símbolo da presença de Deus com Seu povo (Exo. 29:42 e 43). Era um lugar santo. Onde quer que Deus esteja, e tudo que seja dedicado ao Senhor, é santo.
A Bíblia deixa claro que existe uma diferença entre o que é santificado e o que é comum. Corremos grande risco ao ignorar essa diferença.
“Para a alma humilde, crente, a casa de Deus na Terra é a entrada do Céu...Conversas comuns, cochichos e risos não devem ser permitidos na casa de adoração, nem antes nem depois do culto...”
O significado original de santidade é “separado”, ou “posto á parte”. Pessoas santas são as separadas, participantes da experiência do novo nascimento.
Uma Lei Santa- Romanos 7:12
Em geral, não gostamos da lei de Deus (Rom. 8:7) porque tudo o que vá contra nossa natureza pecaminosa nos é desagradável. Queremos ser livres para fazer o que nos apraz. Mas se queremos ser livres para desfrutar a vida, precisamos aprendera viver em harmonia com as leis de Deus (Tiago 1:25; Tiago 2:12).
Aqueles que obedecem á lei de Deus são declarados “bem-aventurados” (Salmo 119:1).
Um Dia Santo- Gênesis 2:3
Um ciclo semanal não tem relação com qualquer fenômeno da Natureza, como o dia, o mês ou o ano. Tem sua origem num Deus santo, que criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.
O que Jesus disse a respeito do sábado e de seu Senhor? (Mar. 2:27,28)
A santificação é um chamado a viver de modo diferente do que as pessoas naturalmente vivem. É um chamado para erguer-nos acima de uma vida imposta pelo pecado. E é um chamado, não para atender às expectativas humanas, mas para termos ciência de Deus e para aspirar a Sua presença e expectativas.
Uma Santa Vocação-2 Timóteo 1:8,9
Com que termos o escritor aos Hebreus se dirige a seus companheiros cristãos? (Heb. 3:1).
Alguns cristãos relutam em aplicar este termo a si mesmos. Pode ser porque encontraram cristãos que fizessem assim, mas viveram de forma bem diferente. O fato é que quanto mais próximos estivermos do padrão que Jesus estabeleceu para nós, mais humildes nos tornaremos.
A palavra santo não é popular para os cristãos de hoje. Tem sido usada para referir-se a membros notáveis da igreja que foram canonizados oficialmente e, assim, não pode ser usada por qualquer um.
Paulo viveu uma vida que nos orgulharíamos de imitar. Mas a verdade é que ele reconheceu que em si mesmo não era nada (Gal. 2:20). Ele podia gloriar-se somente na cruz, porque este era o símbolo da salvação adquirida por ele.
Santidade não é arrebatamento: é inteira entrega da vontade a Deus; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus; é fazer a vontade de nosso Pai Celestial; é confiar em Deus na provação, tanto nas trevas como na luz; é andar pela fé e não pela vista; é apoiar-se em Deus com indiscutível confiança, descansando em Seu amor.
Não era natural para um Deus santo assumir a natureza humana, como Cristo fez. Não é natural para nós, participar da natureza divina, como podemos fazer. Mas a redenção de um mundo pecaminoso requeria que Deus tomasse essa atitude. E sua própria redenção também requer que você dê esse passo.
Você está disposto a remover todas as barreiras hoje e permitir que o poder a a graça de Cristo o conduzam à santidade?




Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara




Sem Fronteiras



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails