sexta-feira, 12 de março de 2010

Estudo XI - O SENHOR DOS EXÉRCITOS



“ O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra”. (Sal. 34:7)
Quem são os “exércitos”? A linguagem das Escrituras indica os anjos como representando os exércitos dos quais Deus é Senhor. Anjos cercam Seu trono e fazem Sua vontade.
Davi menciona o título “Senhor dos Exércitos” quando se aproxima de Golias (1 Sam. 17:45). Ele usa a mesma expressão no clímax de seu poema de louvor no Salmo 24:10. Jeremias usa o nome 88 vezes, como a indicar que Deus é o Salvador e Protetor de Seu povo.
A fim de compreender melhor a Deus, precisamos compreender algo a respeito de Seu exército angélico. No céu, há milhares de deles, sempre adorando a Deus e prontos a sair em missão pelo Universo. Miríades deles estão a serviço de Deus aqui neste mundo.
Anos junto ao Trono de Deus- Apoc. 5:11
O Céu é a sede do Universo. Ali Deus está sentado em Seu trono. Deus é infinitamente grande. E o Universo é infinitamente amplo. Sua obra deve ser incrivelmente complexa. É através dos anjos que Deus conduz seu trabalho.
A obra de Deus para o mundo é de grande importância, para Ele e para cada um de nós, convertidos ou não. Cada detalhe é cuidadosamente observado. Nenhum pardal neste nosso pequeno mundo cai sobre a terra sem que Ele o note. Nenhum rei governa, nenhum santo cai, sem que Deus tenha conhecimento.
Os anjos desempenham tarefas complexas e mutuamente interligadas, sob o controle do Céu.
Acompanhantes de Cristo- Mateus 16:27
Os anjos do Céu são os assistentes de Cristo e estão sob Seu comando. Quando Satanás se rebelou e foi expulso para a Terra, a maioria dos anjos permaneceu leal a Cristo (Apoc. 12:4,7,8).
Desde a primeira rebelião, todo o exército de anjos leais tem estado num relacionamento muito próximo com Cristo em sua contínua guerra contra o dragão. Na condução do trabalho no Céu, muitas atividades envolvem o Universo inteiro. Mas nenhuma é mais importante que as atividades relacionadas com a reconquista do mundo para Deus. Os anjos estão á disposição de Cristo na condução desse trabalho, sempre ansiosos de ser enviados em missões de misericórdia.
“Todos esses seres celestiais têm um objetivo acima de todos os outros, no qual estão intensamente interessados- Sua igreja em um mundo corrompido. Todos esses exércitos estão a serviço do Príncipe do Céu, exaltando o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
Leia sobre duas ocasiões especiais que anjos serviram a Cristo (Mat. 4:1-11 e Luc. 22:39-43).
Ministério dos Anjos às Pessoas- Heb. 1:14
Se quisermos compreender o efeito do ministério dos anjos em nossa vida, precisaremos primeiro apreciar a participação dos anjos no Céu.
“Na experiência de todos surgem ocasiões de profundo desapontamento e extremo desencorajamento...Pudéssemos em tais ocasiões discernir com intuição espiritual o significado das providências de Deus, veríamos anjos procurando salvar-nos de nós mesmos, esforçando-se por firmar nossos pés num fundamento mais firme que os montes eternos; e nova fé, nova vida jorrariam para dentro do ser”. (Profetas e Reis, pág.162)
Como somente podemos estar cientes da obra dos anjos em nosso favor? (2 Reis 6:17).
Anjos estão constantemente subindo e descendo por esta escada de fulgurante brilho, levando as orações dos necessitados e angustiados ao Pai, no alto, e trazendo bênçãos e esperança, coragem e auxílio aos filhos dos homens. Esses anjos de luz criam um atmosfera celestial em redor da alma, erguendo-nos para o invisível e eterno.
Portadores de Boas Novas- Luc. 2:8-11
Não se acham o Céu e a Terra mais distanciados hoje do que ao tempo em que os pastores ouviram o cântico dos anjos. A humanidade é hoje objeto da solicitude deles na mesma maneira que o era quando homens comuns, ocupando posições ordinárias, se encontravam à luz do dia com anjos, e falavam com os mensageiros nas vinhas e nos campos. Enquanto nos movemos em nossos afazeres comuns, podemos ter bem perto o Céu. Anjos das cortes do alto assistirão os passos dos que vão e vêm às ordens de Deus.
Mensagens de Juízo- Gen. 19:1,12,13
Algumas vezes as responsabilidades dadas aos anjos foram tarefas desagradáveis. Depois da desobediência de Adão e Eva, os anjos os escoltaram para fora do jardim que fora seu lar, e vigiaram a árvore da vida. Um pouco antes do Dilúvio, com Noé, sua família e os animais selecionados seguros dentro da arca, um anjo veio para fechar a porta.
No final dos tempos, anjos outra vez executarão a vontade de Deus no encerramento da história do pecado. Eles executarão a obra envolvida com as pragas e o selamento. Então, finalmente, as últimas nuvens da Terra se abrirão e pelos corredores invisíveis do Espaço virão todos os anjos do Céu, acompanhando seu Rei que retorna para levar consigo para o lar Seus remidos. Como eles brilharão! Como eles estarão realizados ao reabrir as portas do Paraíso e escoltar seus amigos humanos para a árvore da vida!



Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails