quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NÃO OLHE PARA TRÁS !!!



NÃO OLHE PARA TRÁS!!!


(Gênesis 19:12) - Então disseram aqueles homens a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar;13) - Porque nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.14) - Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.15) - E ao amanhecer os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade.16) - Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade.17) - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

Temos aqui Sodoma e Gomorra que figuram este mundo perdido e devasso que há de ser julgado por deus. Mas o livramento de Ló e sua família figuram nossa salvação e livramento do juízo e condenação deste mundo. Mas para não ser julgado com o mundo, não basta apenas sair geograficamente dele. É preciso que nosso coração também saia de lá!
Quando DEUS ordenou para que não olhassem para trás, DEUS estava dizendo que iria destruir toda a cidade, que seria o final de tudo aquilo, e que o coração deles não deveria estar preso à nada dali, pelo contrário deveria estar desprendido totalmente.
Mas o que fez a mulher de Ló?

(Gênesis 19:26) - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Olhar também significa contemplar, mostrar consideração a, prestar atenção. Com certeza a mulher de Ló não olhou só por curiosidade, apenas para ver o tamanho do estrago... mas por que tinha o seu coração preso ao que deixou, mostrando que ainda havia apego e consideração pelas coisas que deixou. . A mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitos crentes de nossos dias, e por isso deve ser lembrada.
Existe muitas pessoas que não consegue desprender das coisas que DEUS os libertou. . Aquilo que um dia te prendeu, potencialmente ainda é um perigo. Por isso Paulo advertiu aos Galátas dizendo:

(Gálatas 5:1) - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.

O mesmo jugo de escravidão que nos oprimiu um dia, tentará pesar sobre nossos ombros novamente.
Precisamos entender que o fascínio do mundo e os pecados que nos acorrentaram um dia, ainda são um perigo para nós depois da conversão. Se não quebrarmos os vínculos com o passado, podemos nos ver presos de novo. Assim como a mulher de Ló foi roubada de sua vida tornando-se uma estátua de sal, podemos também perder a vida de DEUS em nós pelo fato de olhar para trás, de ainda sermos presos ás coisas do passado.

(Romanos 14:4)- Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.


(I Corintios 10:12)- Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

(II Corintios 1:24) - Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.

Nossa mensagem deve ser sempre o arrependimento.
(Marcos 1:15)- E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Quando mostramos a alguém que ele é um pecador, qual sua condição em consequência disto, bem como o preço colhido do pecado, estamos levando-o a uma possível quebra de vínculos com seu passado.

Sem um profundo arrependimento e dor pelo pecado, o crente pode ter saudades daquilo que deixou e olhar para trás.

No coração voltaram ao Egito.
Existe dois tipos de pessoas desviadas ou seja distantes dos caminhos do SENHOR.
1. Há aquele tipo de desviado que vira as costas para JESUS e a IGREJA e volta para o mundo:
(II Timóteo 4:9) - Procura vir ter comigo depressa, 10) - Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia.

2. Há aquele tipo de desviado que se desvia só em seu coração, embora continue fisicamente no caminho, fisicamente ainda vai á IGREJA. Foi a estes que Estevão se referiu em sua mensagem, quando mencionou a geração de israelitas que saiu do Egito e rejeitou o ministério de Moisés
(Atos 7:38) - Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. 39) - Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram e em seu coração se tornaram ao Egito, 40) - Dizendo a Arão: Faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque a esse Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. 41) - E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos.

A frase: "no seu coração voltaram ao Egito" revela a atitude de olhar para trás e desejar aquilo que foi antes deixado.

Eles não voltaram literalmente ao Egito, da mesma forma como muito crente não chega a abandonar a igreja, mas no seu íntimo viviam lá, como muito crente faz, sem se desligar das práticas (ou fantasias) mundanas.

Veja como prosseguiam: 
(Números 11:4) - E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer? 5) - Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. 6) - Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.

Tem muito crente assim na igreja. Gente que sente saudades da bebida, das drogas, do sexo ilicito, das festas e de toda sujeira mundana e do pecado do qual foram libertos porJESUS. Não se lembram que antes eram escravos, que sofriam, que era um tempo difícil e de perseguição. Conseguem ter saudades apenas do que eles achavam que era bom. Esta atitude interior de saudade do que foi deixado, é olhar para trás como a mulher de Ló olhou. Quis voltar ao egito, ainda que não seja de modo literal.


No coração, estão voltando para lá. Na verdade, acredito que antes do desvio que envolve o abandono de tudo, a pessoa começa se desviando em seu coração.

Alguém disse que tirar o povo do Egito não é tão difícil como tirar o Egito de dentro do povo.

Por isso a experiência de conversão não deve ser banal. A pessoa tem que saber valorizar aquilo que está abraçando e saber rejeitar para sempre o que está abandonando. O arrependimento genuíno produzirá este tipo de atitude em nós.

Alguns acham que nada devemos fazer por nossa firmeza, mas o fato é que as escrituras nos ensinam que devemos intencionalmente fazer mais firme a nossa vocação, evitando assim de tropeçar, ou voltar atrás.

(II Pedro 1:10) - Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.11) - Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Somos ordenados pela palavra do senhor a vigiar e cuidar de nossa própria firmeza. Contudo, muitos crentes vivem como se nunca tivessem recebido esta ordem. Transferem o cuidado de si sobre outros, mas o fato é que isto é responsabilidade nossa, e de mais ninguém:
(II Pedro 3:16) - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.17) - Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; 18) - Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

Prevenir-se. Acautelar-se. São palavras que indicam uma atitude (e responsabilidade) que DEUS nos deu. E o propósito e não descair da própria firmeza. Ao falar assim, o Senhor nos mostra que a queda é uma possibilidade, mas nos mostra que pode ser evitada por prevenção e cuidado.


Acredito que em nosso coração devemos firmar um compromisso formal com cristo de não deixá-lo jamais. Ele prometeu que estaria conosco todos os dias .
(Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Também prometeu não nos abandonar:
(Hebreus 13:5) - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. 6) - E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.

Se Deus prometeu não nos abandonar, porque nós não deveríamos fazer o mesmo?

"Porque Jesus é Deus e pastor para todos os homens."



http://www.idagospel.com/2009/11/nao-olhe-para-tras.html



Reproduzido Por: Dc. Alair Alcantara



Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails