sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Estudo XI - TEMAS IMPORTANTES EM 1 JOÃO


Por Pr. Alair Alcântara!!!

“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando Ele Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-Lo como Ele é” (1Jo 3:2).

De toda a tragédia que resultou do 11 de setembro de 2001, os ataques terroristas em Nova Iorque e Washington, D.C., houve um resultado positivo: para muitos, representou o toque fúnebre para o relativismo moral. A matança a sangue frio de milhares, em pleno dia, diretamente em nossos aparelhos de TV, trouxe a muitos em tempo real o horror envolvido nesse assassinato em massa. De repente, ficou óbvio que um mal como esse nunca poderia ser justificado com base na cultura. Em 11 de setembro, as pessoas viram a face de um mal moral, mal que transcendeu toda cultura, todas as tradições, todas as épocas e, de repente, para muitos a natureza objetiva da moral, particularmente do mal, finalmente se mostrou como nunca antes.

Em 1 João, nos é dado um vislumbre da Divindade: o Pai (1Jo 2:16), o Filho (v. 23) e o Espírito Santo (1Jo 5:6). Mas a ênfase principal está em Jesus e no Pai. A epístola diz que Deus é luz e que as trevas (o mal) não existem nEle. Diz que Deus é justo e que Ele é amor. Realmente, nossa habilidade de amar depende de Deus, que é amor. A relação de Deus com os crentes se expressa pela palavra filhos, que em si mesma revela o amor e cuidado que Ele tem por nós. Em resumo, 1 João pinta para nós um quadro muito positivo e esperançoso de como é nosso Deus.

Mas o capítulo nos diz algo mais. Diz o que o Senhor está fazendo por nós. É aqui que deve estar nossa real esperança e encorajamento.

De acordo com 1 João, o que Deus fez por nós e o que está sendo feito agora por nós?

a. 1Jo 1:9
d. 1Jo 3:8


A epístola se refere à vinda de Cristo em forma humana, bem como Sua morte por nós, que nos oferece a oportunidade de ter vida eterna. Ao mesmo tempo, Sua morte derrotou as obras do diabo, nosso inimigo. De acordo com 1 João, Deus perdoa nossos pecados, nos purifica, intercede por nós e nos dá vida eterna. Ele nos oferece segurança e nos faz Seus filhos. A base desse ensino é que unicamente a cruz e o sangue de Jesus nos salvam, nada mais.

A Igreja

No Novo Testamento, a igreja é apresentada sob várias imagens como:  sal (Mt 5:13); coluna (1Tm 3:15); edifício ou casa (Ef 2:21, 22); templo (1Co 3:16,17); mãe (Ap 12:1, 2); noiva (Ap 21:2) e corpo de Cristo (Ef 1:22, 23).

Em 1 João, parece que a igreja é descrita principalmente como uma família. Existe o Pai celestial (12 vezes). Além disso, o próprio João é um tipo de pai, chamando os membros da igreja de “filhinhos” (1Jo 2:18). Os membros da igreja são filhos (13 vezes), pais e jovens (duas vezes cada), e irmãos (13 vezes).

Estas expressões sugerem certo tipo de intimidade, um relacionamento próximo e amor mútuo, e dão a ideia de familiaridade. Todos são necessários, e todos têm um lugar na família de Deus. Além disso, a família inclui a Divindade. Consequentemente, essa comunidade tem uma dimensão horizontal e outra vertical. Como membros da igreja, somos literalmente parte da família de Deus.

Qual é a chave para o que significa ser parte da família de Deus? 1Jo 4:7

Salvação

Desde o Gênesis até o Apocalipse, a Bíblia tem tudo a ver com Jesus. Mas não com Jesus em um vazio. É com Jesus e a redenção. É com o que Deus fez em favor da humanidade caída. É com o surpreendente sacrifício próprio de Deus a fim de nos restaurar ao que originalmente nos foi dado, e mesmo mais. Em resumo, a Bíblia trata da salvação, e esse é um tema-chave também em 1 João.

De acordo com os textos seguintes, como nos foi dada a salvação?

a. 1Jo 1:9
b. 1Jo 2:2

O meio de nossa salvação é o sangue de Cristo (1Jo 1:71 João 5:6, 8), isto é, Seu sacrifício expiatório (1Jo 2:21 Jo 4:10). A cruz não é mencionada diretamente em 1 João. Porém, o sangue e o sacrifício expiatório apontam para a cruz. Não é o exemplo de Jesus que nos salva, por mais importante que seja. É Sua morte. E, ainda, Seu exemplo nos convida a caminhar como Ele fez (1Jo 2:6).

Para João, a salvação dos crentes é uma realidade presente. Ele a descreve de várias maneiras:

Comportamento cristão

Embora, em sua primeira epístola, João trate de erros teológicos, ele novamente fala de ética. João vê claramente que a teologia condiciona a ética e que uma teologia errônea pode levar a atos errados. Consequentemente, é importante ser tão corretos em nossa teologia quanto possível. Uma compreensão errada, por exemplo, da lei e da graça levou milhões sem conta a pisotear o sábado de Deus. Deste modo, devemos nos certificar de que nossa compreensão teológica de Deus e das Escrituras seja madura, crescente e correta.

Devemos também nos certificar de que a nossa teologia se traduza em práticas corretas. É triste ver alguém, um grande defensor da ortodoxia teológica, fugir com o cônjuge de seu vizinho. É trágico quando estudantes e seminaristas de teologia usam desonestidade nas provas. É lamentável quando os guardadores do sábado, que conhecem a verdade sobre a salvação, o santuário celestial e o estado dos mortos, não obstante mentem uns aos outros.

Com apelos diretos e indiretos, João enfatiza o comportamento ético. Ele pede que os cristãos não mintam, não pequem, não odeiem seus irmãos ou irmãs, não amem o mundo com suas atrações e orgulho, e não pratiquem a iniquidade. Ao contrário, ele diz que devemos ser obedientes, fazer o que é certo e amar uns aos outros de maneira tangível. Embora Paulo seja mais detalhista que João (veja, por exemplo, Ef 4:25-5:21), João resumiu tudo quando apontou para a necessidade de guardar os mandamentos de Deus e andar e viver de maneira semelhante à vida de Jesus (1Jo 2:6).

João deixa claro que nascer de Deus, conhecer a Deus, amar a Deus, é algo que muda nossa vida. Conforme João, a verdade não é algo em que se deve acreditar, somente; é algo a ser vivido. Talvez nenhum outro verso diga isso de maneira mais clara que 1 João 3:7: “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo”.

Verdade e mentiras

Desde o tempo dos antigos gregos até os dias de hoje, tem havido a noção de que a verdade é relativa, que não existem absolutos e que os seres humanos estão longe de ter algum padrão absoluto transcendente para guiá-los e orientar suas ações. Eles têm que decidir por si mesmos o que é verdade e o que é erro, o que é bom e o que é mau, o que é moral e o que é imoral. Isso é conhecido basicamente como relativismo, e embora venha em diversos disfarces, o ponto básico é o mesmo: Não existe padrão absoluto de verdade, bondade ou moralidade. Nessa posição, temos que chegar a essas coisas por nós mesmos – fazendo o melhor que pudermos de acordo com nossa própria cultura, comunidade e tradições.

O que Jesus disse sobre a natureza da verdade absoluta? Jo 14:6

Jesus não aceita a ideia de que a verdade é relativa. Em palavras tão claras quanto possível, Jesus mostra a realidade da verdade absoluta e, nEle, nós a vemos manifesta na forma de uma pessoa!

Que ensina João sobre a verdade? 1Jo 2:4, 211Jo 3:191Jo 4:61Jo 5:20

João sabe que existem absolutos; mais ainda, ele deixa muito claro que existe uma clara distinção entre verdade e mentira, contraste que tende a ser obscurecido nas visões relativistas de mundo. Existe verdade absoluta. Deus é verdade. Jesus e o Espírito Santo são verdade. Por outro lado, mentirosa é a pessoa que faz afirmações não confirmadas pelos fatos, que confessa amar a Deus e não guarda os mandamentos e que nega que Jesus seja o Cristo. Em contraste, os cristãos sinceros conhecem a verdade, amam a verdade e pertencem à verdade. Assim, a verdade é tanto o que aceitamos intelectualmente com o que praticamos.

Hoje, 1 João é muito necessário, porque todos os tipos de falsas ideias estão sendo promovidos. João apela a seu público e a nós para que não creiamos em tudo e não aceitemos novas doutrinas sem profunda análise, mas que provemos se um ensino é ou não verdadeiramente bíblico. É necessário discernimento para distinguir a verdade do erro.

De acordo com João, o cristianismo autêntico tem estes sinais: (1) crença em Jesus como Filho de Deus, que veio em carne; (2) observância dos mandamentos de Deus; e (3) amor a Deus e aos outros.
João quer lançar um fundamento sólido e ajudar seu público a ter a garantia da salvação pela fé em Jesus Cristo como proclamado nas Escrituras.

Postado Por Pr. Alair Alcântara

Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails