sábado, 27 de agosto de 2011

Estudo III - Jesus e o Espírito Santo





 
"Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus" (Lucas 1:35). 

 O Espírito Santo esteve envolvido na encarnação de Jesus e Sua vinda à Terra. Jesus foi concebido por Maria pelo poder do Espírito. Antes de entrar em Seu ministério público, Jesus foi dotado do Espírito, que, no batismo, desceu sobre Ele em forma de pomba. Logo depois do batismo, o Espírito O levou ao deserto. 
   
 Ao longo de todo o Seu ministério, Jesus foi conduzido pelo Espírito. Ele Se comprometeu sem reservas com o cumprimento da vontade do Pai, conforme se desvendava a Ele nas Escrituras Sagradas e pelas sugestões do Espírito. Ele submeteu Suas próprias inclinações. Não tinha maior desejo de morrer com a idade de 33 anos do que você ou eu. De fato, Ele implorou ao Seu Pai para afastar aquele cálice, se possível. Mas preferiu morrer aos 33 anos a contrariar a vontade de Seu Pai. Não insistiu em seguir Seu próprio caminho, embora pudesse facilmente fugir à morte. 
Sua obra, Seu ministério e Seus milagres foram realizados, assim como devem ser os nossos, pela direção do Espírito Santo. 

Nascimento miraculoso 

No nascimento de Jesus em forma humana, que papel teve o Espírito Santo? Leia Mat. 1:18-20Luc. 1:35

 Se existe na Bíblia algum texto que mostre os limites da ciência, da lógica e da experiência humana para explicar as grandes verdades de Deus, estes dois versos devem estar no topo. Já é surpreendente que uma mulher fosse engravidada pelo Espírito Santo. Que ela fosse virgem (Mat. 1:23) torna o milagre ainda mais espantoso. Ao longo da história da igreja, houve pessoas tentando todos os tipos de explicações para o nascimento de Jesus, diferentemente do que os textos dizem. Os que limitam o que crêem só ao que seus sentidos podem lhes dizer, ao que a experiência passada lhes mostrou ou ao que a ciência moderna pode lhes explicar, terão muita dificuldade com estes textos e as grandes verdades que contêm. Mas os que confiam no poder de Deus (Luc. 1:37Heb. 11:6) e na verdade da Palavra de Deus (2 Tim. 3:16) podem aceitar os textos pelo que dizem, não importa quão pouco entendamos os processos por trás da verdade ali revelada. Afinal, o justo viverá pela fé (Heb. 10:38), e o que é fé se não a crença naquilo que não podemos entender completamente? Quem pode entender completamente que uma mulher humana e pecaminosa pudesse conceber em seu ventre o Filho de Deus? 

 Por mais insondável que seja a encarnação de Jesus, não é difícil entender por que o Espírito Santo, que faz parte da Divindade, seria o agente executivo. Quem mais, a não ser Deus, poderia operar esse milagre? É difícil imaginar um anjo, ou qualquer ser inferior ou criado, como agente causativo desse ato incrível. 

Ungido pelo Espírito 

Qual foi o papel do Espírito no ministério de Cristo? Leia Mat. 3:16,17Mar. 1:10Luc. 3:21,22João 1:32-34.

Embora fosse o Filho imaculado de Deus, aquele que estava com Deus desde a eternidade (João 1:1-3), em Sua manifestação humana, Jesus dependia totalmente do trabalho do Espírito em Sua vida. Isto é, na humanidade, Ele Se permitiu ser guiado e fortalecido pelo Espírito Santo. 

Agora, note que, nesta cena, as três pessoas da Trindade Se manifestaram de modo especial, nem sempre revelado na Bíblia: O Pai, o Filho e o Espírito Santo estavam presentes. Só este fato já deve nos dizer quão significativos foram a unção e o batismo de Jesus. Realmente, aqui, de modo especial, começou Sua obra, não apenas para a redenção da humanidade, mas para encerrar o grande conflito com Satanás. 

Foi na tentação do deserto (Mateus 4:1) que Cristo passou pela mesma experiência de Adão, só que em situação muito pior do que a dele (afinal, Adão estava de barriga cheia no Paraíso, ao passo que Jesus, com o estômago vazio e roncando, estava em um deserto). Os três evangelistas que escreveram sobre a tentação enfatizaram que foi o Espírito, recém-concedido a Cristo de maneira marcante no batismo, que O levou ao deserto. Eles também declaram expressamente que foi Satanás que O tentou. 

Guiado pelo Espírito 

"Pois o enviado de Deus fala as palavras dEle, porque Deus não dá o Espírito por medida" (João 3:34). 

Atos 1:1,2 deixa claro que foi pelo poder do Espírito Santo que Jesus deu mandamentos aos apóstolos. Temos aqui também outra referência clara à dependência de Jesus ao poder do Espírito Santo. 

"Com referência à natureza humana, por todos os dias de Sua humilhação, Jesus permaneceu sob a operação constante e penetrante do Espírito Santo. O Filho, a quem nada faltava, mas que, como Deus, em união com o Pai e o com Espírito Santo, possuía todas as coisas, adotou compassivamente a natureza humana. ... Embora fosse o Filho, Ele não tomou em Suas mãos Sua preparação, enriquecimento e operação, mas dispôs-Se a recebê-las da mão do Espírito Santo." – Abraham Kuyper, The Work of the Holy Spirit, pág. 96. 

Que mudanças você precisa fazer em sua vida a fim de que toda palavra que falar seja pronunciada pela influência do Espírito Santo? Como suas palavras seriam diferentes do que são agora? 

Atividade dirigida pelo Espírito – I 

"O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor" (Luc. 4:18,19). 

Jesus pregou o evangelho aos pobres endemoninhados (Mar. 5:1-16); perdoou a pecadora Maria Madalena (veja Luc. 7:36-48João 8:1-11) e a livrou do cativeiro do pecado; restaurou a vista aos fisicamente cegos (veja Mar. 10:46-52), e também aos espiritualmente cegos; trouxe liberdade aos que estavam feridos e proclamou o ano aceitável do Senhor. 

Os fariseus afirmavam que Jesus expelia os demônios pelo poder de Belzebu. Mas Ele deixou claro que operava Seus milagres pelo poder do Espírito (veja Mat. 12:28). Jesus dependia do poder do Espírito para operar Seus milagres durante o ministério terrestre. 

Leia que parte desempenhou o Espírito no oferecimento de Cristo de Si mesmo como resgate dos nossos pecados, em Hebreus 9:14.

Inspirado pelo Espírito, como Pedro resumiu o ministério de Jesus? Atos 10:38.

 Atividade dirigida pelo Espírito – II 

Deus é um, mas triúno. As três pessoas da Trindade trabalham juntas. Estão intimamente unidas em Sua obra. Assim, embora esse texto diga que Jesus foi ressuscitado pelo Espírito, as duas pessoas da Divindade estiveram unidas na ressurreição de Jesus. 

Quem diz o apóstolo Paulo que ressuscitou Jesus? Gál. 1:1Efés. 1:17-20

O que Jesus disse sobre Sua ressurreição? Que mais esteve envolvido nessa ressurreição? João 10:17,18 

 "Sobre o fendido sepulcro de José, Cristo proclamara triunfante: "Eu sou a ressurreição e a vida." Essas palavras só podiam ser proferidas pela Divindade. Todos os seres criados vivem pela vontade e poder de Deus. São dependentes depositários da vida de Deus. Do mais alto serafim ao mais humilde dos seres vivos, todos são providos da Fonte da vida. Unicamente aquele que é um com Deus podia dizer: ‘Tenho poder para a dar [a vida], e poder para tornar a tomá-la.’ João 10:18. Em Sua divindade possuía Cristo o poder de quebrar as algemas da morte." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 785. 

Embora Paulo tenha escrito pouco sobre os eventos da vida de Cristo, Sua morte e ressurreição são temas constantes em suas epístolas. Ele observa que o "que é da mais alta importância" (1 Cor. 15:3, BLH) para os crentes é que "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu..." (v. 3-5). Não é de admirar que a Bíblia vincule as três pessoas da Divindade com a ressurreição de Cristo, como ocorreu no Seu batismo. Esse fato é de importância decisiva para tudo o que cremos como cristãos. Sem essa crença, como Paulo diz, não temos esperança (v. 17). 

"Jesus é nosso exemplo. ... Viveu para agradar, honrar e glorificar o Pai nas coisas comuns da vida. Sua obra começou consagrando o humilde ofício do operário que labuta para ganhar o pão cotidiano. Quando trabalhava ao banco de carpinteiro, fazia tanto a obra de Deus, como quando operava milagres em favor da multidão. E todo jovem que segue o exemplo de Cristo na fidelidade e obediência em Seu humilde lar, pode reclamar aquelas palavras proferidas a respeito dEle, pelo Pai, por intermédio do Espírito Santo: ‘Eis aqui o Meu Servo a quem sustenho, o Meu Eleito, em quem se compraz a Minha alma.’ Isa. 42:1." – O Desejado de Todas as Nações, pág. 74. 

Tudo o que se refere à vida de Cristo na Terra foi realizado pelo poder do Espírito:
(1) Sua concepção (Luc. 1:35); (2) Seu batismo (Lucas 3:21,22); (3) Sua justificação, isto é, a manifestação de Sua vida justa (1Tim. 3:16); (4) Sua guia na vida de serviço (Luc. 4:1; veja também Luc. 2:49); (5) Seus milagres (Mat. 12:28); (6) Sua ressurreição (1 Ped. 3:18). Esta realidade assinala poderosamente a importância do papel do Espírito Santo no plano de salvação e em nossa vida.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ANDAR DOS CRENTES (Rm 8.1).


Por Dc. Alair Alcântara


(1)-DE VIDA NOVA (Rm 6.4)
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

(2)-POR FÉ (2Co 5.7)
(Porque andamos por fé, e não por vista).

(3)-EM ESPIRITUALIDADE (Gl 5.16)
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

(4)-EM COERÊNCIA (Ef 4.1)
ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

(5)-EM AMOR (Ef 5.2)
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

(6)-COM CAUTELA (Ef 5.15)
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
(Cl 2.6)
Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,

(7)-NA LUZ (1Jo 1.7)
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

(8)-EM SEMELHANÇA A CRISTO (1Jo 2.6)
Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.




Postado Por Dc. Alair Alcântara




Sem Fronteiras





terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo II - Símbolos do Espírito Santo nas Escrituras





 
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (João 3:8). 

 Além das numerosas referências nominais ao Espírito, tanto no Antigo como no Novo Testamento, o Espírito é mencionado freqüentemente pelo uso de uma variedade de símbolos. Unicamente pelo conhecimento dos símbolos, emblemas ou ilustrações utilizados para o Espírito podem Sua obra e ministério na vida do crente ser entendidos adequadamente. 

Que qualidades das pombas representam o Espírito Santo? Por que esse pássaro – e não um corvo, um abutre ou falcão – foi usado como símbolo do Espírito Santo? Veja Mat. 10:16

A palavra em Mateus 10:16 freqüentemente traduzida como "simples" pode ser traduzida mais exatamente como não misturado, puro, sem mistura do mal. Essa é certamente uma descrição hábil de Jesus, mas também é uma indicação do que o Espírito pode fazer na vida dos crentes. 
 A Bíblia é perfeitamente clara sobre o tipo de vida que os seguidores do Senhor devem ter. Mas também é clara, afirmando que podemos ser o que Deus deseja que sejamos unicamente mediante um poder de cima, operando em nosso coração. Por nós mesmos, simplesmente estamos muito longe de nos reformar à vista de Deus. Só o poder depurador, regenerador e santificador do Espírito é que pode nos habilitar a refletir a pureza e o caráter de Jesus. Este é o alvo de todo o que professa seguir a Cristo. 

  "No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7:37-39). 
  
Aqui, Jesus compara o Espírito à água. A água é essencial à vida. Não pode haver vida sem água. Então, não pode haver vida espiritual sem a presença do Espírito. Da mesma forma, a água não é algo que podemos fazer por nós mesmos. Para isso, somos totalmente dependentes de Deus. O mesmo se dá com o Espírito. 
 Note, também, a idéia da água que flui do coração daqueles que crêem em Jesus. Aqui o Senhor revela uma verdade fundamental sobre os que nEle crêem: aquilo que eles receberam pela vontade do Espírito, por sua vez, flui deles para os outros. 

Óleo 
 "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas" (Mat. 25:1-4). 

O óleo é símbolo do Espírito Santo. Assim como as lâmpadas do tempo de Cristo não davam luz sem conterem óleo, sem o Espírito em sua vida o cristão não pode iluminar o mundo, como deve fazer (Mat. 5:14-16). As virgens sábias da parábola "tinha[m] recebido a graça de Deus, e o poder do Espírito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lâmpada para os pés e luz para o caminho. No temor de Deus estudaram as Escrituras, para aprenderem a verdade, e fervorosamente buscaram a pureza de coração e de vida". –  O Grande Conflito, pág. 394.

Em que termos o poder iluminador do Espírito Santo é descrito em Zacarias? Zac. 4:1-6.  

As luzes ou os castiçais representam a igreja, ou seguidores de Cristo (veja Apoc. 1:20). Dos seres santos que se encontram na presença de Deus, Seu Espírito é concedido às instrumentalidades humanas que são consagradas ao Seu serviço. É unicamente pela unção e pelo poder renovador do Espírito Santo no coração que podemos desenvolver a atitude correta para com a divina luz e a verdade. É unicamente pelo Espírito, e não pelo poder humano, que podemos ser canais de misericórdia e graça a um mundo pecaminoso e moribundo. 

 Na visão de Zacarias, as duas oliveiras que estão na presença de Deus são descritas como estando vertendo de si mesmas o óleo dourado através de tubos de ouro sobre o vaso do santuário. A partir desse vaso os castiçais do santuário são alimentados, para que dêem sua luz brilhante. Então, dos ungidos que permanecem na presença de Deus, a abundância da divina luz e do amor e poder é dada ao Seu povo, para que este dê aos outros luz, alegria e refrigério. Os crentes devem se tornar canais pelos quais a instrumentalidade divina comunica ao mundo a torrente do amor de Deus. 

O selo e o penhor 

"[Ele] também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Cor. 1:22). 
 Que certeza podemos ter em Deus mediante a unção do Espírito? 2 Cor. 1:20-22 

 Paulo aqui usa a figura ou símbolo do dinheiro, como sinal de negócio ou entrada, para ilustrar o dom do Espírito Santo aos crentes. Esta é uma primeira parcela, garantia de sua plena herança quando Cristo voltar. 
 Note também, nos textos acima, em quem temos todas essas promessas. Evidentemente, é em Jesus, pois "pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o ‘sim’." (v. 20 NVI). A certeza de que Paulo fala aqui, selada pelo Espírito Santo, vem-nos por causa do que Jesus fez por nós na cruz. É unicamente por causa da cruz que nos foi dado o Espírito Santo, o selo da nossa redenção. 

 O dom do Espírito concedido ao crente é a garantia por parte de Deus de que Ele finalmente trará o pleno dom da salvação, tirando o crente deste mundo de pecado e dando-lhe herança em Seu reino eterno. Mesmo nos negócios humanos, a entrada, ou sinal, é a certeza do comprador de que determinada transação se cumprirá. O Espírito é o sinal de Deus a respeito da salvação prometida, que foi completamente paga na cruz. 
Mas estes textos não ensinam "uma vez salvo, salvo para sempre". Podemos resistir ao Espírito (Atos 7:51); podemos cair da graça. A soberania de Deus não interfere no livre-arbítrio humano. Quando decidimos segui-Lo, vivendo pela fé – reivindicando Seu poder para vencer quando tentados, reivindicando Seu perdão quando caímos – podemos estar certos de que Ele fará tudo o que nos prometeu.

Luz e Fogo 

"A verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem" (João 1:9). 

"Onde quer que haja um impulso de amor e simpatia, onde quer que o coração se comova para abençoar e amparar os outros, é revelada a operação do Santo Espírito de Deus. Nas profundezas do paganismo os homens que não tiveram conhecimento da lei escrita de Deus, que nunca ouviram o nome de Cristo, têm sido bondosos com Seus servos, protegendo-os com o risco da própria vida. Seus atos mostram a operação de um poder divino. O Espírito Santo implantou a graça de Cristo no coração do selvagem, despertando nele a simpatia contrária à sua natureza e à sua educação. A ‘luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo’ (João 1:9), está brilhando em sua vida; e esta luz, se atendida, guiará os seus pés para o reino de Deus." –Parábolas de Jesus, pág. 385. 

O fogo era muito importante para as tradições e culturas do Antigo Testamento, pois simbolizava a presença de Deus (veja Exo. 3:2). Também representava Sua proteção e providência (veja Exo. 13:21), aprovação (veja Lev. 9:24) e Seu poder purificador e santificador (veja Isa. 6:6,7). 

Outro exemplo usado para descrever a obra do Espírito Santo foi apresentado pelo próprio Jesus, quando comparou com o vento a obra do Espírito (João 3:8). O vento não é visível; não sabemos de onde vem nem para onde vai. Mas, mesmo sendo invisível, seus efeitos são claramente vistos. Jesus comparou o Espírito ao vento. Ele não pode ser visto, mas os Seus efeitos nas vidas humanas transformadas são claramente evidentes. Mas o próprio Espírito é um mistério. Das três pessoas da Divindade, Ele é menos conhecido da humanidade. Jesus veio revelar o Pai, ou torná-Lo conhecido (veja João 1:18), e a humanidade viu Jesus em forma humana. Mas ninguém viu o Espírito, e ninguém O revelou a nós.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

sábado, 20 de agosto de 2011

Estudo I - Personalidade e Divindade do Espírito Santo





 
"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mat. 28:19). 

Não é necessário ler muito na Bíblia para encontrar o Espírito Santo. Gênesis 1:2 diz: "A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas"; enquanto isso, no outro extremo da Bíblia, Apocalipse 22:17 diz: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida." 
É evidente que entre esses dois textos, ao longo das páginas das Escrituras, são revelados o ministério e a obra do Espírito Santo por nós, especialmente no Novo Testamento, onde nos são dadas muitas informações sobre a realidade, o propósito e a função do Espírito Santo, particularmente com respeito ao plano de salvação. 

Vamos nos concentrar em um aspecto freqüentemente mal-compreendido do Espírito Santo: Sua divindade. Em outras palavras, o Espírito Santo não é apenas uma força impessoal que emana de Deus. Ele é Deus, uma das três Pessoas que compõem a Divindade da fé cristã. Vamos examinar esse ensino fundamental da Bíblia. 

Que evidência temos da pluralidade da Divindade nos textos seguintes? 
   1- Gên. 1:26 
   2- Gên. 3:22Gên. 11:7
   3- Isa. 6:8
   4- João 1:1-3
   5- João 8:58

"O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele é ‘a expressa imagem da Sua pessoa’. ... O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celestial; em nome destes três grandes poderes – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo." – Evangelismo, págs. 614 e 615.

Deus Espírito Santo 
 A maioria das pessoas não tem dificuldades com a idéia de o Pai ser Deus. Afinal, Deus é o que é o Pai. Mesmo a idéia de Jesus como Deus, como um Ser completamente divino manifesto em forma humana, embora um tanto difícil de entender, é compreensível. Afinal, um Deus todo-poderoso deve ser capaz de manifestar-Se em carne humana se decidir fazer isso, certo? 
No entanto, para muitos, o conceito de o Espírito Santo ser Deus é muito mais difícil. É bem mais fácil pensar no Espírito Santo, não como o próprio Deus mas como algum tipo de força impessoal, alguma energia ou poder divino, como a gravidade, que vem de Deus e permeia o mundo. Mas a Bíblia é clara em afirmar que o Espírito Santo é divino; isto é, o Espírito Santo, assim como o Pai e o Filho, é um dos personagens da Divindade. 

Leia o que os textos seguintes dizem sobre a natureza divina do Espírito Santo. Gên. 1:2,  Mat. 1:20Mat. 28:19Romanos 8:111 Cor. 2:10,11.

Entre os atributos do Espírito Santo estão verdade (João 16:13), vida (Rom. 8:2) e onipotência (1 Cor. 2:10,11) – todos atributos associados à Divindade. Jesus, em Mateus 12:31,32, diz que a blasfêmia pronunciada contra Ele pode ser perdoada, mas não a blasfêmia contra o Espírito Santo, um conceito que não faria muito sentido se o Espírito Santo fosse alguma coisa menor que Deus. Mateus 1:20, que faz referência à concepção de Jesus no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, também é um texto difícil de ser entendido se o Espírito Santo não fosse verdadeiramente Deus.

Atos 5:3,4. Nestes dois versos, Deus e o Espírito Santo são usados de modo intercambiável. Aqui, Pedro está comparando o Espírito Santo a Deus, um texto poderoso que aponta para a divindade do Espírito Santo. 

João 14:16- Neste verso, Jesus trata Seu Pai como igual e solicita um dom para Seus seguidores. No grego, a palavra traduzida aqui como "outro" é allos. Significa "outro do mesmo tipo", ao contrário de heteros, que significa "outro de outro tipo". Jesus tinha a intenção de enviar alguém para os discípulos, e para as gerações sucessivas de Seus seguidores, que fosse semelhante a Ele mesmo, isto é – divino. Anteriormente, Jesus Se relacionara com o Pai. Agora, Ele Se relacionou com o Espírito. Em conclusão, as três Pessoas da Divindade são todas semelhantes. 

A unidade de Deus 
Leia estes dois versos e veja que outra evidência temos para confirmar a natureza divina do Espírito Santo. 2 Cor. 13:14Mat. 28:19

Como cristãos, admitimos que existem três Pessoas na Divindade: "são um em desígnio, mente, em caráter, mas não em pessoa". A Ciência do Bom Viver, pág. 422. A religião cristã não é uma crença em três Deuses separados; ao contrário, é uma crença em um Deus que Se manifesta em três pessoas que trabalham em perfeita harmonia uma com a outra. 

Evidências da pessoalidade do Espírito 
Tendo Jesus vindo à Terra como ser humano, em forma humana, não é difícil pensar nEle como uma pessoa com peculiaridades distintas. Em contraste, quase sempre pensamos no Espírito Santo como "isso", uma entidade ou poder impessoal. Mas a Bíblia apresenta o Espírito Santo como personalidade distinta, que tem inteligência (João 14:26João 15:26Romanos 8:16), vontade (Atos 16:71 Cor. 12:11), e emoções (Efés. 4:30). 

A Bíblia também atribui ao Espírito Santo ações que revelam pessoalidade, isto é, caráter ou qualidade do que é pessoal (Aurélio). A Bíblia diz que Ele fala expressamente (1 Tim. 4:1), envia pessoas em missão (Atos 10:19,20), impede pessoas de irem a determinados lugares (Atos 16:7), dá ordens (Atos 11:12), impede ações (Atos 16:6), chama ministros do evangelho (Atos 13:2), nomeia-os às suas esferas de dever (Atos 20:28) e faz intercessão (Rom. 8:26,27) Essas qualidades e ações são mais comumente identificadas com a personalidade humana, e não a algum mero poder ou influência. 

 "O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. ‘Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus’." Evangelismo, pág. 617.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

sábado, 13 de agosto de 2011

Pastor da Assembleia de Deus é condenado a pagar indenização à mulher por chamá-la de adúltera


Por Dc. Alair Alcântara

A.S.S. alegou que teve a vida exposta à execração pública, o que gerou prejuízos de ordem moral.
Pastor da Assembleia de Deus é condenado a pagar indenização à mulher por chamá-la de adúltera
O juiz Carlos Alberto Sá da Silveira, da 6ª Vara Cível de Fortaleza, condenou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus/Ministério Bela Vista no Ceará e o pastor José Teixeira Rego Neto a pagar R$ 100 mil de indenização por danos morais para A.S.S.. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (09/08).
De acordo com o processo (nº 537656-89.2000.8.06.0001/0), em 28 de janeiro de 2001, no templo central da Igreja, o pastor chamou A.S.S. de adúltera. Afirmou também que ela havia mantido relacionamento sexual com o próprio filho. As declarações foram feitas diante da congregação.
A.S.S. alegou que teve a vida exposta à execração pública, o que gerou prejuízos de ordem moral. Na contestação, José Teixeira Rego Neto negou a acusação e pediu a improcedência da ação.
No entanto, o juiz considerou que a prova testemunhal produzida pelo pastor não teve o necessário alcance para contrariar a tese da vítima. “Examinando cuidadosamente a prova dos autos, convenci-me que assiste razão à autora. Destaco que o promovido declarou em depoimento que celebrou acordo com o Ministério Público para pôr termo à ação penal intentada pela autora em razão dos fatos narrados na exordial. Ora, as acusações assacadas pela autora contra o promovido são muito sérias. Se o processo criminal fosse adiante e não restassem comprovadas, seria a autora processada por crime de denunciação caluniosa. Desse modo, ao meu entender, a celebração de acordo nos autos do processo criminal implica reconhecimento de culpa”.
O magistrado ressaltou, ainda, que os fatos foram confirmados por testemunhas. Além da indenização de R$ 100 mil, o pastor e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus devem pagar as custas processuais e os honorários advocatícios.
Fonte: TJCE

Postado Por Dc. Alair Alcântara

Sem Fronteiras

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A VONTADE DE DEUS; ( Rm 12.2 )


Por Dc. Alair Alcântara



(1) A vontade de Deus é boa, Temos que ter fé ( Hb 11.1 )

 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

( 2 ) A vontade de Deus é perfeita, ela se cumpre ( Gn 21.5,7 )

E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.

( 3 ) A vontade de Deus é agradável, Temos que obedecer ( Gn 22.18 )

E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

(4) A vontade de Deus deve ser cumprida assim na terra como no céu (MT 6.10) Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

(5) Devemos estar sujeitos a vontade de Deus ( Tg 4.7 )Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

( 6 ) Devemos dar prioridade a vontade de Deus  ( Lc 1.38 ) Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

( 7 ) A vontade de Deus não é o queremos e sim o que ele quer ( MT 26.39 ) E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.




Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails