terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo II - Símbolos do Espírito Santo nas Escrituras





 
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (João 3:8). 

 Além das numerosas referências nominais ao Espírito, tanto no Antigo como no Novo Testamento, o Espírito é mencionado freqüentemente pelo uso de uma variedade de símbolos. Unicamente pelo conhecimento dos símbolos, emblemas ou ilustrações utilizados para o Espírito podem Sua obra e ministério na vida do crente ser entendidos adequadamente. 

Que qualidades das pombas representam o Espírito Santo? Por que esse pássaro – e não um corvo, um abutre ou falcão – foi usado como símbolo do Espírito Santo? Veja Mat. 10:16

A palavra em Mateus 10:16 freqüentemente traduzida como "simples" pode ser traduzida mais exatamente como não misturado, puro, sem mistura do mal. Essa é certamente uma descrição hábil de Jesus, mas também é uma indicação do que o Espírito pode fazer na vida dos crentes. 
 A Bíblia é perfeitamente clara sobre o tipo de vida que os seguidores do Senhor devem ter. Mas também é clara, afirmando que podemos ser o que Deus deseja que sejamos unicamente mediante um poder de cima, operando em nosso coração. Por nós mesmos, simplesmente estamos muito longe de nos reformar à vista de Deus. Só o poder depurador, regenerador e santificador do Espírito é que pode nos habilitar a refletir a pureza e o caráter de Jesus. Este é o alvo de todo o que professa seguir a Cristo. 

  "No último dia, o grande dia da festa, levantou-Se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nEle cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7:37-39). 
  
Aqui, Jesus compara o Espírito à água. A água é essencial à vida. Não pode haver vida sem água. Então, não pode haver vida espiritual sem a presença do Espírito. Da mesma forma, a água não é algo que podemos fazer por nós mesmos. Para isso, somos totalmente dependentes de Deus. O mesmo se dá com o Espírito. 
 Note, também, a idéia da água que flui do coração daqueles que crêem em Jesus. Aqui o Senhor revela uma verdade fundamental sobre os que nEle crêem: aquilo que eles receberam pela vontade do Espírito, por sua vez, flui deles para os outros. 

Óleo 
 "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas" (Mat. 25:1-4). 

O óleo é símbolo do Espírito Santo. Assim como as lâmpadas do tempo de Cristo não davam luz sem conterem óleo, sem o Espírito em sua vida o cristão não pode iluminar o mundo, como deve fazer (Mat. 5:14-16). As virgens sábias da parábola "tinha[m] recebido a graça de Deus, e o poder do Espírito Santo, que regenera e alumia, tornando a Palavra divina uma lâmpada para os pés e luz para o caminho. No temor de Deus estudaram as Escrituras, para aprenderem a verdade, e fervorosamente buscaram a pureza de coração e de vida". –  O Grande Conflito, pág. 394.

Em que termos o poder iluminador do Espírito Santo é descrito em Zacarias? Zac. 4:1-6.  

As luzes ou os castiçais representam a igreja, ou seguidores de Cristo (veja Apoc. 1:20). Dos seres santos que se encontram na presença de Deus, Seu Espírito é concedido às instrumentalidades humanas que são consagradas ao Seu serviço. É unicamente pela unção e pelo poder renovador do Espírito Santo no coração que podemos desenvolver a atitude correta para com a divina luz e a verdade. É unicamente pelo Espírito, e não pelo poder humano, que podemos ser canais de misericórdia e graça a um mundo pecaminoso e moribundo. 

 Na visão de Zacarias, as duas oliveiras que estão na presença de Deus são descritas como estando vertendo de si mesmas o óleo dourado através de tubos de ouro sobre o vaso do santuário. A partir desse vaso os castiçais do santuário são alimentados, para que dêem sua luz brilhante. Então, dos ungidos que permanecem na presença de Deus, a abundância da divina luz e do amor e poder é dada ao Seu povo, para que este dê aos outros luz, alegria e refrigério. Os crentes devem se tornar canais pelos quais a instrumentalidade divina comunica ao mundo a torrente do amor de Deus. 

O selo e o penhor 

"[Ele] também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração" (2 Cor. 1:22). 
 Que certeza podemos ter em Deus mediante a unção do Espírito? 2 Cor. 1:20-22 

 Paulo aqui usa a figura ou símbolo do dinheiro, como sinal de negócio ou entrada, para ilustrar o dom do Espírito Santo aos crentes. Esta é uma primeira parcela, garantia de sua plena herança quando Cristo voltar. 
 Note também, nos textos acima, em quem temos todas essas promessas. Evidentemente, é em Jesus, pois "pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o ‘sim’." (v. 20 NVI). A certeza de que Paulo fala aqui, selada pelo Espírito Santo, vem-nos por causa do que Jesus fez por nós na cruz. É unicamente por causa da cruz que nos foi dado o Espírito Santo, o selo da nossa redenção. 

 O dom do Espírito concedido ao crente é a garantia por parte de Deus de que Ele finalmente trará o pleno dom da salvação, tirando o crente deste mundo de pecado e dando-lhe herança em Seu reino eterno. Mesmo nos negócios humanos, a entrada, ou sinal, é a certeza do comprador de que determinada transação se cumprirá. O Espírito é o sinal de Deus a respeito da salvação prometida, que foi completamente paga na cruz. 
Mas estes textos não ensinam "uma vez salvo, salvo para sempre". Podemos resistir ao Espírito (Atos 7:51); podemos cair da graça. A soberania de Deus não interfere no livre-arbítrio humano. Quando decidimos segui-Lo, vivendo pela fé – reivindicando Seu poder para vencer quando tentados, reivindicando Seu perdão quando caímos – podemos estar certos de que Ele fará tudo o que nos prometeu.

Luz e Fogo 

"A verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem" (João 1:9). 

"Onde quer que haja um impulso de amor e simpatia, onde quer que o coração se comova para abençoar e amparar os outros, é revelada a operação do Santo Espírito de Deus. Nas profundezas do paganismo os homens que não tiveram conhecimento da lei escrita de Deus, que nunca ouviram o nome de Cristo, têm sido bondosos com Seus servos, protegendo-os com o risco da própria vida. Seus atos mostram a operação de um poder divino. O Espírito Santo implantou a graça de Cristo no coração do selvagem, despertando nele a simpatia contrária à sua natureza e à sua educação. A ‘luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo’ (João 1:9), está brilhando em sua vida; e esta luz, se atendida, guiará os seus pés para o reino de Deus." –Parábolas de Jesus, pág. 385. 

O fogo era muito importante para as tradições e culturas do Antigo Testamento, pois simbolizava a presença de Deus (veja Exo. 3:2). Também representava Sua proteção e providência (veja Exo. 13:21), aprovação (veja Lev. 9:24) e Seu poder purificador e santificador (veja Isa. 6:6,7). 

Outro exemplo usado para descrever a obra do Espírito Santo foi apresentado pelo próprio Jesus, quando comparou com o vento a obra do Espírito (João 3:8). O vento não é visível; não sabemos de onde vem nem para onde vai. Mas, mesmo sendo invisível, seus efeitos são claramente vistos. Jesus comparou o Espírito ao vento. Ele não pode ser visto, mas os Seus efeitos nas vidas humanas transformadas são claramente evidentes. Mas o próprio Espírito é um mistério. Das três pessoas da Divindade, Ele é menos conhecido da humanidade. Jesus veio revelar o Pai, ou torná-Lo conhecido (veja João 1:18), e a humanidade viu Jesus em forma humana. Mas ninguém viu o Espírito, e ninguém O revelou a nós.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails