sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA CRISTÃ


A celebração da Páscoa Cristã é uma forma de reverenciar a ressurreição de Cristo que ocorreu, conforme relatos bíblicos, três dias depois de ter sido crucificado. A cultura religiosa das igrejas cristãs dedicam todos os domingos para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, que se concretiza por meio da Eucaristia, mas o domingo de páscoa é diferente de todos os outros domingos, pois neste dia celebra-se o aniversário de ressurreição de Jesus Cristo, é uma festa que reverencia a vida. Jesus fez sua última ceia na companhia de seus discípulos e logo a seguir aconteceu a sua prisão, ele foi julgado e condenado à morte na cruz, tendo ressuscitado no terceiro dia, todos estes fatos são lembrados e celebrados na festa da páscoa. A celebração tem seu princípio no chamado Domingo de Ramos, pois naquela época, ao entrar na cidade de Jerusalém, Jesus foi saudado pelo povo com ramos, e o término das comemorações se dá no Domingo de Páscoa, período este que é compreendido como a tão conhecida Semana Santa. A festa da Páscoa teve seu princípio em Roma no começo do século II, compreende uma das comemorações mais antigas de que se tem notícias, sendo a festa principal dentro da liturgia Cristã.

Ressurreição

A Data

É curioso que o Domingo de Páscoa nunca ocorre na mesma data, pois a determinação do cálculo se dá com base no carnaval, ou seja, são contados 46 dias após a chamada quarta feira de cinzas, sendo assim a Páscoa Cristã se antecipa a quaresma, período compreendido entre a quarta feira de cinzas e a celebração do Domingo de Ramos, na semana que antecede a Páscoa Religiosa. O Domingo de Ramos remonta a cena da entrada triunfal do salvador Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, de onde ele saiu crucificado. Ao redor do mundo existem variações quanto à época do ano em que a Páscoa ocorre, por exemplo, no hemisfério do Norte a celebração de Páscoa acontece no começo da primavera, e por lá o coelho passou a fazer parte das festividades, devido a sua grande capacidade de reprodução e por ser o pioneiro a ressurgir logo após o final do inverno.

Entrada

Os Símbolos

Ao longo dos anos o significado da Páscoa foi sendo um tanto quanto modificado aos olhos do povo, especialmente às pessoas que não pertencem a igreja católica, pois os apelos comerciais em torno do coelho da Páscoa e dos chocolates passou a ser a principal forma de celebração, mas para quem está ligado aos preceitos cristãos esta comemoração é apenas um complemento, pois o verdadeiro sentido da Páscoa Cristã está em festejar a ressurreição de Jesus Cristo. Existem muitos símbolos religiosos para a páscoa, mas a tradição moderna dá prioridade para a popular troca de ovos de chocolate.


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails