sexta-feira, 28 de maio de 2010

Escola Bíblica Dominical




A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 
                               
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta, o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.  
Lição 09 de 13,  30 de Maio de 2010
TEMA ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA
TEXTO ÁUREO – “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos” (Jó 14.7).
VERDADE PRÁTICA – O que confia em Deus jamais será subvertido pelo desespero; em meio às crises, botará a esperança.
HINOS SUGERIDOS – 300, 304, 352.
LEITURA BIBLICA – Jeremias 30.7·11
7 - Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porem, será salvo dela.
8 - Porque será naquele dia, diz o SEENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço e quebrarei as tuas ataduras; e nunca mais se servirão dele os estranhos,
9 - mas servirão ao SENHOR, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhes levantarei.
10 - Não temas, pois, tu, meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tomará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize.
11 - Porque eu sou contigo, diz o SEENHOR, para te salvar, porquanto darei fim a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida e, de todo, não te terei por inocente.
INTRODUÇÃO
A terra de Judá achava-se prestes a ser subvertida. Desta vez, não se limitariam os caldeus a levar os judaitas em cativeiro. Haveriam de destruir tudo; da mais singela cidade a imponente Jerusalém, tudo deitariam por terra. Até o Santo Templo, onde se achava a arca sagrada, pereceria. As tribulações dos filhos de Abraão não terminariam aí; seu futuro seria de apertos e estreitezas. No final dos tempos, seriam os judeus de tal forma provados, que o profeta chama este período de a "Angústia de Jacó".
Não obstante, Jeremias encontra forças para ter esperanças. Deus lhe mostra que, no porvir, olharia favoravelmente para Israel, transladando-o a sua terra, e restabelecendo-o como nação soberana.
Com o profeta Jeremias, aprenderemos hoje a crer contra a própria esperança (Rm 4.18). Aquele que confia em Deus, mesmo que a esperança venha a lhe morrer e seja ela sepultada, há de ressurgir em glória.
1.O QUE É A ESPERANÇA
A esperança é uma das virtudes cardeais da fé cristã (l Co 13.1 3). É conhecida também como virtude teologal. De tal forma é imprescindível que, sem ela, jamais lograríamos transpor os umbrais da eternidade.
1. Definição. A palavra esperança significa, entre outras coisas, a expectativa de se auferir algum bem ou beneficio futuro. No âmbito das Sagradas Escrituras, é a certeza do cumprimento das promessas que nos foram feitas por Deus (2 Co 1.20).
2. A esperança no livro de Jeremias. Embora conhecido como o profeta das lágrimas, devido aos seus muitos lamentos, pode Jeremias ser considerado também o profeta da esperança (Jr 14.8). Um dos momentos mais dramáticos de suas profecias dá-se quando ele, vislumbrando o mais longínquo porvir, mescla a esperança a da restauração futura de Israel com a angústia presente de Jacó.
II. A ANGÚSTIA DE JACÓ
No texto que hoje estudamos, Jeremias antecipa-nos uma grande e singular tribulação que se abaterá sobre Israel: "Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela" (Jr 30.7). Mas, o que vem a ser esta angústia?
1. A angústia de Jacó. É a tribulação que haverá de recair sobre Israel e também sobre os gentios, logo após o arrebatamento da Igreja. Será o momento mais difícil para a descendência de Abraão. Os profetas Ezequiel, Daniel, Zacarias e o próprio Cristo discorrem acerca desse acontecimento, que culminará com a conversão nacional do povo israelita.
2. Profecia de Ezequiel. Nos capítulos 38 e 39 de seu livro, o profeta fala sobre a invasão de Israel pelas tropas de Gogue e Magogue. Mas o Senhor dos Exércitos, conforme mostra claramente Ezequiel, intervirá em favor de seu povo, destruindo os exércitos que se houverem levantado contra a descendência de Abraão.
3. Profecia de Daniel. Em suas 70 semanas, prevê o profeta que o príncipe do povo que há de vir, firmará uma aliança com Israel por uma semana (Dn 9.27). Mas, na metade da semana, romperá a aliança, passando, a partir daí, a perseguir o povo judeu. Israel, porém, não será abandonado; o arcanjo Miguel levantar-se-á para lutar em favor do povo eleito (Dn 12.1).
4. Profecia de Zacarias. O profeta descreve que, no final dos tempos, exércitos de todas as partes ajuntar- se-ão para lutar contra Jerusalém. Mas no auge da luta, revelar-se-á o Senhor:
"E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul" (Zc 14.4). Será por essa época que todo o Israel reconhecerá o Senhor Jesus como o Messias prometido nas Escrituras (Zc 12.10).
Que ninguém se engane! As alianças que o Senhor Deus firmou com os patriarcas acham-se mais do que firmes. Israel não será esquecido nem abandonado por Deus. Ele jamais permitirá que o seu povo seja destruído (Rm 11.26).
III. O RESTABELECIMENTO DE ISRAEL
Embora estivesse a testemunhar o pior momenta da história de Israel no Antigo Testamento, Jeremias sabia perfeitamente que o Senhor resgataria o seu povo: "Não temas, pois, tu, meu servo Jacó, diz o SENHOR, nem te espantes, ó Israel; porque eis que te livrarei das terras de longe, e a tua descendência, da terra do seu cativeiro; e Jacó tornará, e descansará, e ficará em sossego, e não haverá quem o atemorize" (Jr 30.10).
Vejamos como esta profecia começou a ser cumprida:
1. A volta de Israel à sua terra. A nação de Israel começou a ser dispersa em 722 a.C., quando os assírios destruíram o Reino do Norte, levando cativas as dez tribos de Israel. Segundo se especula, as dez tribos perderam a sua identidade, misturando-se aos povos de sua dispersão. A profecia de Ezequiel, porém, diz o contrário: todas as tribos, inclusive a de Dã, voltarão à Terra de Promissões onde recuperarão sua formosa herança (Ez 48.1,2,32).
2. O restabelecimento do Estado de Israel. Quem diria que, três anos após o término da Segunda Guerra Mundial, estaria sendo proclamado o Estado de Israel? Deus fez o impossível acontecer. Mesmo com os seis milhões de judeus assassinados pela Alemanha de Hitler, Israel tornou-se realidade: "Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra em um só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu a luz seus filhos" (Is 66.8).
No dia 14 de maio de 1948, era proclamado o Estado de Israel que, apesar de todas as oposições gentias, vem representando um eloquentíssimo e cabal testemunho do cuidado de Deus em relação ao seu povo.
3. A retomada de Jerusalém. Afirmou o Senhor Jesus em seu Sermão Profético: "E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" (Lc 21.24).
Podemos datar a inauguração do tempo dos gentios a partir de 586 a.C., ocasião em que os babilônios conquistaram e destruíram Jerusalém. No entanto, Deus começou a reverter tal situação em junho de 1967, quando os exércitos israelenses retomaram o lado oriental da Cidade Santa. Em 1980, o então primeiro-ministro Menachen Begin proclamou Jerusalém como a capital una e indivisível de Israel.
Dias atribulados estão reservados a Jerusalém, mas o Senhor tem um firme compromisso com Sião, e jamais a desamparará.
CONCLUSÃO
Em todas aquelas dificuldades e tribulações, pôde Jeremias vislumbrar a esperança, mesmo crendo contra a esperança. De igual modo, acontece com cada um de nós individualmente: apesar das vicissitudes presentes, há um grande refrigério para todo aquele que ama e teme a Deus.
Deus é o que nos inspira a esperança mesmo onde não mais há esperança.
 
 
Postado Por Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras



terça-feira, 25 de maio de 2010

Vitória Sobre o Desânimo

Em nossa época há inúmeras coisas que podem nos levar ao desânimo. A situação se agrava quando se acrescentam os problemas pessoais.
Mas Jesus é maior que tudo! Ele nos ama e jamais permitirá que as provações sejam superiores ao que podemos suportar: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Co 10.13). Como discípulos de Jesus, é importante que aprendamos a assumir uma posição interior oposta às dificuldades logo que elas aparecerem, e não deixemos que elas tomem conta de nós. Como podemos fazer isso? Levantando bem alto o escudo da fé! Quero acentuar que isso deve ser feito "imediatamente". Em outras palavras: agradeça logo ao Senhor por estar absolutamente protegido e seguro nEle. Se Jesus Cristo tornou-se nosso Salvador e Senhor pessoal, então a cada hora, a cada minuto, estamos seguros e protegidos de verdade. Assim, lemos em Colossenses 3.3: "...porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus." Não restam dúvidas nem incertezas! O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, diz a mesma coisa quando nos apresenta um quadro maravilhoso, para servir de ilustração a essa verdade tão importante: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim" (Is 49.15-16). Deus estava em Cristo e nos reconciliou consigo mesmo. Isso aconteceu na cruz do Calvário, onde literalmente fomos gravados nas palmas de Suas mãos! E este mesmo Deus maravilhoso tem nossos "muros" continuamente diante de Si! Ele sabe das nossas limitações, das nossas mudanças de humor e das nossas falhas! Ele conhece nossas ansiedades e angústias. E através de Sua Palavra Ele nos anima, dizendo: "Eu fiz tudo por você porque o amo. Confie em mim! Não fique olhando apavorado ao seu redor – levante seus olhos para mim! Eu sou o Autor e o Consumador de sua fé!"
Segure novamente as mãos traspassadas de Jesus: numa decisão cheia de fé, lance todas as suas angústias sobre Ele, que se preocupa com você e cuida de você: "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pe 5.7)!



Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras





segunda-feira, 24 de maio de 2010

E agora?

Batismo. Agora que você está salvo, desejará obedecer ao Senhor deixando-se batizar. Embora não seja necessário para a salvação, o batismo é um ato de obediência.73 No batismo você promete publicamente ser fiel a Cristo como seu Senhor e Salvador. Você se identifica com Ele em Sua morte, sepultamento e ressurreição.74 Jesus morreu como seu representante; logo, você morreu com Ele. O batismo também é o compromisso de andar em novidade de vida.75 Isso significa viver a vida de batizado como alguém que morreu para o pecado e agora vive para Deus.

Há outras etapas importantes na vida cristã

  • Confissão – Você deve aprender a confessar os seus pecados diretamente a Deus assim que se der conta de que pecou. Quando você confessa, recebe perdão.76 Quando você confiou em Jesus Cristo, recebeu o perdão de Deus, o Juiz. Agora, você recebe o perdão paterno, pois Deus é seu Pai.
  • Consagração – Comece cada dia apresentando o seu corpo em sacrifício vivo a Deus.77 Isso significa que você troca a sua vontade própria pela vontade de Deus.
  • A Bíblia – Para crescer na vida cristã você deve ler, estudar, memorizar e meditar na Bíblia. É assim que você pode ouvir Deus falando ao seu coração.
  • Oração – Na oração você fala a seu Pai celeste. É bom orar em horas regulares e também sempre que surgir algum motivo especial.
  • Igreja localO mais rápido possível, você deve se unir a uma igreja que creia na Bíblia e a aceite como sendo a Palavra de Deus infalível. Segundo o Novo Testamento, uma igreja é composta de pecadores salvos (chamados de "santos" na Escritura),  pastores e diáconos,78 que se reúnem para aprender a doutrina dos apóstolos (o ensino da Bíblia), para manter comunhão, para partir o pão (celebrar a Ceia do Senhor) e orar juntos.79 Peça que o Senhor o conduza à igreja que Ele escolheu para você.
  • Testemunho – Ore para que Deus lhe dê oportunidades para testemunhar dEle. Isso significa compartilhar o Evangelho com os parentes, vizinhos, amigos e outras pessoas ainda não salvas.

Uma palavra final

Se você leu até aqui e ainda não tomou uma decisão, fazemos um carinhoso apelo final. Venha a Jesus assim como está! Creia que Ele morreu na cruz por você. Aceite-O como seu Senhor e Salvador e como o único caminho para entrar no céu. Confie na promessa de Deus: “se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.80




Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras





sábado, 22 de maio de 2010

Escola Bíblica Dominical



A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 
                               
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta, o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.  
Lição 08 de 13, 23 de Maio de 2010
TEMA – O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA
TEXTO ÁUREO – “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Is 8.20).
VERDADE PRÁTICA – Os dons espirituais não se destinam à autopromoção; são concedidos por Deus à Igreja, visando a edificação e a divulgação sobrenatural do Evangelho de Cristo.
HINOS SUGERIDOS – 71, 77, 252.
LEITURA BÍBLICA – Jeremias 28.5-12,16,1 7
5 - Então, falou Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta, aos olhos dos sacerdotes e aos olhos de todo o povo que estava na Casa do SENHOR.

6 - Disse, pois, Jeremias, o profeta: Amém! Que assim faça o SENHOR! Que o SENHOR confirme as tuas palavras que profetizaste e torne ele a trazer os utensílios da Casa do SENHOR e todos os do cativeiro da Babilônia a este lugar.

7 - Mas ouve, agora, esta palavra que eu falo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo:

8 - Os profetas que houve antes de mim e antes de ti, desde a antiguidade, profetizaram contra muitas terras e contra grandes reinos guerra, e mal, e peste.

9 -- O profeta que profetizar paz, somente quando se cumprir a palavra desse profeta e que será conhecido como aquele a quem o SENHOR, na verdade, enviou.

10 - Então, Hananias, o profeta, tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias e o quebrou.

11 - E falou Hananias aos olhos de todo o povo, dizendo: Assim diz o SENHOR: Assim quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, depois de passados dois anos completos, de sobre o pescoço de todas as nações. E Jeremias, o profeta, se foi, tomando o seu caminho.

1 2 - Mas veio a palavra do SENHOR a Jeremias, depois que Hananias, o profeta, quebrou o jugo de sobre o pescoço do profeta Jeremias, dizendo:

16 - Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano, morreras, porque falaste em rebeldia contra o SENHOR.

1 7 - E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.
INTRODUÇÃO
Quem já não se defrontou com um falso profeta? Inescrupulosos, arrogantes e com ares de santo, esses indivíduos jogam a igreja contra o seu pastor, induzem os obreiros a desinteligência e lançam os fieis à apostasia. Eles não vacilam em usurpar a glória que só é devida ao Senhor da glória.
Jeremias enfrentou grandes dificuldades por causa desses operários de Satanás. Patrocinados pelo estado e contando com a simpatia de boa parte da população, tinham eles como objetivo perverter os caminhos do Senhor, e desviar os filhos de Israel da verdade. O mesmo não ocorre em nossos dias?(2 Co 11.13; At 20.30,31). Hoje, conheceremos um desses falsos profetas: o arrogante, atrevido e insolente Hananias.
I. O QUE É O PROFETA
1. Definição. Profeta, segundo a Bíblia, é o homem que fala por Deus; é o porta-voz do Eterno. O vocábulo original do Novo Testamento, do qual veio a palavra portuguesa profeta, significa literalmente "aquele que fala em lugar de outrem".
2. A função do profeta. Era a função precípua do profeta proclamar os oráculos de Deus, a fim de reconduzir o povo à obediência da lei divina (Ez 33.7).
3. A prova de autenticidade do profeta. Não basta a profecia se cumprir para o profeta ser considerado autêntico (Dt 13.1-5). Isto porque, os enganadores, através de ardis e estratagemas, são capazes de desviar o rebanho de Cristo da verdade absoluta e inegociável do Calvário.
Como reconhecer o legítimo mensageiro de Deus? Se o profeta predisser alguma coisa, em nome do Senhor, e cumprir-se a sua profecia, não contrariando de forma alguma a Bíblia Sagrada, ele será de fato reconhecido como autêntico homem de Deus (Dt 21.22). É por isso que temos de julgar as profecias e discernir os espíritos (l Co 12.20; 14.29; l Jo 4.1).
II. O FALSO PROFETA HANANIAS ENTRA EM CENA
1. Quem era Hananias. A única coisa que se sabe deste tal Hananias é que era ele filho de Azur. Ele era do tipo que impressionava. Falava como profeta, tinha discurso de profeta e como profeta, vestia-se. Alias, era mais dramático que os profetas de Deus. Alem disso, só falava o que o povo queria ouvir. Vinha ele pregando a paz e determinando a prosperidade. Positivamente, tudo confirmava.
2. As palavras de Hananias. Foi no auge da crise de Judá que Hananias aparece para perturbar o povo e afrontar o profeta Jeremias. Este exortava Judá a arrepender-se de seus pecados, a curvar-se ante a vontade de Deus e a aceitar o jugo babilônico. "Politicamente correto", aquele induzia o povo a rebelião, dizendo-lhe que, dentro de dois anos, seriam os cativos repatriados e os tesouros do Santo Templo, devolvidos. Sua profecia jamais se cumpriu; no teste do verdadeiro profeta, estava reprovado (Dt 18.22).
Hananias falou o que o rei queria ouvir, profetizou o que o povo ansiava escutar e vaticinou o que todos almejavam acontecesse naquele momento.
Você, homem de Deus, não foi chamado para brincar de pregador; convocou-o o Senhor para atuar como pregoeiro da verdade, que e a Palavra de Deus. a seu único compromisso e com a verdade. Se não quiserem ouvi-lo, que o não ouçam. No entanto, todos haverão de saber que, em seu meio, esteve um autêntico pastor de almas e um legítimo proclamador da verdade divina (Ez 2.4,5).
3. O castigo de Hananias. Hananias em tudo parecia um profeta; a Palavra de Deus, porem, não estava com ele. E, por haver se insubordinando contra o Senhor, foi severamente punido: naquele mesmo ano, de conformidade com o que vaticinara Jeremias, morreu ingloriamente (Jr 28.15-17). Esse é o destino daquele que, sem temor nem tremor, brinca com o nome de Deus, zombando-lhe da santidade. Lembra-se daquela Jezabel que, em Tiatira, induzia os servos de Cristo ao pecado? (Ap 2.20). Ou de Balaão que ensinou Balaque a colocar tropeços diante dos filhos de Israel? (Ap 2.14).
Querido irmão, se você tem o dom profético, coloque-se a disposição de Deus. Deixe que Ele o use de acordo com a Sua vontade e direção. jamais queira abusar do que lhe não pertence. Seja humilde, reconhecendo sempre, em seu pastor, a autoridade máxima da igreja.
III. CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS
Alerta-nos o Senhor Jesus que, nos últimos dias, aparecerão muitos falsos profetas que, se possível, enganarão até mesmo os escolhidos (Mt 24.1 1). Por isso, os obreiros, mediante o Espírito Santo, devem manter-se alertas e vigilantes, a fim de que os lobos não lhes arrebatem as ovelhas. Eis alguns cuidados que haveremos de tomar.
1. A procedência do profeta. De onde vem o pregador, o avivalista, o conferencista e o pressuposto profeta? Busque saber se tem ele carta de recomendação; averigúe a validade dos documentos. Cuidados com os chamados clínicos pastorais que, sob o aparato da psicologia, se intrometem nas intimidades das ovelhas, induzindo muitos servos de Deus, homens e mulheres, à impureza. Precautele-se contra os que, de cidade em cidade, levantam vultosas somas. Não permita que o lobo espolie sua igreja. Mas não deixe de honrar os que, em espírito e verdade, pregam e ensinam a Palavra de Deus (1 Tm 5.17).
2. A qualidade da mensagem. O mensageiro fala a Palavra de Deus? Ou se acha em nosso meio para instilar o engano e a apostasia? Se vier com outra mensagem, ou evangelho, que seja considerado. anátema mesmo que tenha cara de anjo (GI 1.8).
3. A pretensão do profeta. A semelhança de Hananias, que não temeu enfrentar o homem de Deus, muitos são os profetas e profetisas que buscam dominar o pastor, o ministério e a igreja. Não aceite tais manobras! O cajado foi entregue a você, amado pastor, e não aos aventureiros que das ovelhas visam apenas a lã e a gordura.
INTRODUÇÃO
Cuidado com os falsos profetas! Estejamos alerta a fim de que não nos devorem o rebanho. Outrossim, não podemos desprezar as verdadeiras profecias (I Ts 5.20). Pois o Espírito Santo continua a falar através dos dons que distribui a Igreja. Equilíbrio e discernimento! Cada profecia deve ser considerada de acordo com as demandas e reivindicações da Bíblia. Nada, absolutamente nada, pode estar acima da Bíblia Sagrada - nossa única regra de fé e conduta.
 
 
 
Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras



terça-feira, 18 de maio de 2010

O momento de decidir

Cristo convida você a se arrepender, a crer nEle e encontrar alívio.58 Não se engane, pois você está a favor de Cristo ou contra Ele.59 Se ficar contra Jesus, você se coloca ao lado dos assassinos, dos terroristas, dos estupradores, dos pedófilos e de outras pessoas do mal. Será que esses são companheiros desejáveis para passar a eternidade com você?

Porque você deve confiar em Cristo e ser salvo

Quatro fatos o estimulam a dar uma resposta positiva ao chamado de Cristo:
  • Sua felicidade real depende dessa resposta.
  • Seu bem-estar eterno depende dela.
  • Com relação à eternidade, você tem tudo a ganhar e nada a perder.
  • Em termos eternos, não há risco envolvido nessa decisão.

Porque confiar em Jesus agora mesmo

O momento atual é o único momento garantido. Deus diz: “eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”.60
A vida é incerta. Todos os dias pessoas se levantam e vão trabalhar sem pensar que antes do anoitecer irão se encontrar com Deus. Hoje alguns deixarão o planeta Terra devido a um ataque cardíaco, um acidente ou um assalto violento. Há inúmeras possibilidades de morte súbita.
A vinda do Senhor está próxima. Jesus poderá vir a qualquer momento. Os que estão salvos se encontrarão com Ele nos ares e irão com Ele à casa do Pai no céu.61 Os não salvos ficarão para enfrentar um tempo terrível de juízo na terra62 e uma eternidade de perdição.63
Você tem deixado Jesus fora da porta por muitos anos. Você não costuma tratar outras pessoas dessa forma. Por que você trata seu Deus assim? Deixe-O entrar!
Deus decretou que um dia todo joelho se dobrará ao nome de Jesus e toda língua confessará Jesus Cristo como Senhor.64 É melhor fazê-lo voluntariamente hoje e ser salvo, do que ser forçado a fazê-lo depois e estar perdido eternamente.
Uma criança contava as batidas do relógio marcando as horas na casa da sua avó. Um dia o relógio não estava em ordem e bateu 13, 14, 15 vezes. O menino correu à cozinha e disse: “Vovó, está mais tarde que nunca!”  Para você também é mais tarde do que nunca. O dia da oportunidade está quase no fim.
Quando morrer, você comparecerá diante de Deus e ouvirá a pergunta: “O que você fez com Meu Filho?” Seu destino final dependerá da resposta. “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.65

Como posso saber?

Quando você se arrepende dos seus pecados e confia no Senhor Jesus como seu Salvador, é importante que você esteja bem certo da garantia da sua salvação. Como você pode ter absoluta certeza de que agora está salvo?
A primeira maneira é mediante a Palavra de Deus. A Bíblia diz que “se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.66 Assim que você crê em Jesus como seu único Senhor e Salvador, Deus diz que você está salvo. Ele não pode mentir, não pode enganar nem ser enganado. Se Ele disse, é verdade.
Outras evidências da salvação aparecerão nos dias que seguem. Você sentirá ódio pelo pecado67 e amor pela santidade.68 Embora você ainda cometa atos pecaminosos, você não praticará o pecado como rotina.69 O pecado não terá domínio sobre você.70 Você amará os filhos de Deus.71 Você será perseverante na fé.72
Algumas pessoas têm uma conversão dramática. Elas se enchem de alegria quando libertadas do pesado fardo dos seus pecados. Outras simplesmente aceitam tranqüilamente o presente de Deus sem sinais exteriores e sem tanta emoção. Seja como for a conversão de alguém, a pessoa não deve basear sua garantia de salvação em sentimentos, pois eles são inconstantes demais e não merecem confiança. Se somente Cristo for a sua esperança para o céu, você está salvo, independente das suas emoções. Os fatos são superiores aos sentimentos.



Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escola Bíblica Dominical




A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 
                               
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta, o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.  
Lição 07 de 13, 16 de Maio de 2010
TEMA – O CUIDADO COM AS OVELHAS
TEXTO ÁUREO – "Eu sou o bom Pastor; e bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10.11).
VERDADE PRÁTICA – Se não cuidarmos das ovelhas de Cristo, de acordo com o que nos prescreve o Sumo Pastor, como haveremos de comparecer perante ele?
HINOS SUGERIDOS – 127, 151, 432.
LEITURA BÍBLIA – Jeremias  23.1- 4; João 10.1- 5
Jeremias 23
1 - Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
2 - Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus, de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.
3, - E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.
4 - E levantarei sobre elas pastores que as apascentem,e nunca mais
temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR.
João 10
1 - Na verdade, na verdade , vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 - Aquele, porem, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 - A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome as suas ovelhas e as traz para fora.
4 - E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante de/as, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 - Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
INTRODUÇÃO
Pastor de ovelhas! Assim Davi comparou Deus no trato com o seu povo. De tal maneira ficou a imagem cristalizada na alma hebréia, que todos os seus guias passaram a ser vistos como pastores. O rei não era somente rei; era um pastor; sua obrigação: conduzir os israelitas ao regaço divino. Diz-se o mesmo do sacerdote e do profeta. Interceder e pastorear; e profetizar tem muito a ver com os ofícios de pastor confirme mostra-nos Jeremias e Ezequiel.
Infelizmente, foram os lideres de Israel esquecendo-se de suas responsabilidades. Estando já a nação fortalecida e desfrutando já de riquezas e abastanças, começaram os membros da família real e da casa sacerdotal a se portarem como meros soberanos e pontífices, menosprezando as necessidades do povo. Por isso, levanta o Senhor o profeta Jeremias, a fim de protestar contra o descaso com que os pastores de Israel e Judá tratavam suas ovelhas. Por haverem desprezado o redil que Deus lhes confiara, os hebreus estavam para ser desalojados de sua herança.
Que o Cristo de Deus nos ajude a cuidar de suas ovelhas. E que nenhuma se perca; cada pedacinho delas é precioso aos olhos do Senhor (Am 3.12).
I. O QUE É UM PASTOR
Nas Escrituras do Novo Testamento, o pastor é visto como o administrador do rebanho de Cristo (l Pe 5.1-8). Sua função é conduzir os santos ao Senhor Jesus, dispensando a estes os meios da graça.
1. Obrigações do pastor. A principal obrigação do pastor é apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor. O ofício pastoral inclui duas coisas básicas: a oração intercessória e a ministrarão da Palavra de Deus (At 6.4).
Deve o pastor, por conseguinte, agir em relação às ovelhas tanto como sacerdote quanto como profeta. É sacerdote quando as apresenta a Deus em oração; e quando lhes fala a Palavra de Deus é profeta. Que os pastores jamais nos esqueçamos deste conselho de Bernard Ramm: "A tarefa fundamental de um pastor, na pregação, não é ser brilhante ou profundo, mas é ministrar a verdade de Deus".
II. OS PASTORES DE ISRAEL
No Antigo Testamento, pastores eram considerados os reis, os profetas e os sacerdotes. Assim também podemos considerar os patriarcas que, a semelhança de Abraão, tinham como missão guiar seus filhos na disciplina, a fim de que andassem como povo de Deus (Gn 18.19).
1. Os reis. O primeiro rei messiânico de Israel foi tirado de entre as ovelhas a fim de pastorear o seu povo (l Sm 16.1 1). Segue-se, pois, que o monarca israelita, para ser bem sucedido, haveria de ter uma alma de pastor. Na literatura profética, eram os reis vistos por Deus como os pastores de seu povo (Ez 34.5). Até um rei gentio foi designado por Deus para atuar como pastor dos filhos de Israel (Is 44.28).
2. Os sacerdotes. Também estes eram considerados pastores de Israel, principalmente os da casa de Arão, o sumo sacerdote de Deus (Is 61.6). A eles também os profetas dirigiram pesados reptos, pois, naquela crise, ao invés de pastorearem o rebanho de Deus, puseram-se a apascentar a si próprios (Jr 2.8). (Leia Ezequiel 34).
3. Os profetas. Não resta dúvida de que os verdadeiros profetas de Deus sempre atuaram como legítimos pastores de Israel. Alias, o profeta Amós foi vocacionado estando entre os pastores (Am 1.1).
Infelizmente, os ímpios reis hebreus, sabendo da grande influência dos profetas sobre o povo, resolveram criar uma classe do funcionalismo estatal, cuja função era justamente mentir. E, mentindo, combatiam eles os legítimos mensageiros de Deus. Haja vista o que acontecia, em Jerusalém no tempo de Jeremias. (Jr 2.8; 5.13; 26.8). E foram estes falsos profetas que,juntamente com seus patrões, levaram Judá a ruína.
Que isto jamais aconteça conosco! Fomos chamados para pastorear o rebanho, e a este devemos anunciar todo conselho de Deus (At 20.27). Ai de nós se fugirmos à nossa responsabilidade! Como haveremos de comparecer ante o tribunal de Cristo?
III. ISRAEL FOI DESTRUIDO POR LHE FALTAR VERDADEIROS PASTORES
Os pastores de Israel, ao invés de lhe anunciarem a Palavra de Deus, e conduzi-lo de conformidade com os preceitos divinos, desviaram-no com suas mentiras e falsidades.
Vinha o profeta de Deus e exortava o povo a emendar seus caminhos; caso contrário, haveria o Senhor de destruir Jerusalém, e levar o povo em cativeiro. Os reis, porém, acionavam os falsos profetas que lhes anunciava uma paz que não existia: "E curam a ferida da filha de meu povo levianamente, dizendo: Paz, paz; quando não há paz" (Jr 8.11 ).
Lamentavelmente muitos púlpitos estão assim nos dias de hoje. Ao invés de se pregar a urgência de um avivamento e a necessidade de se ter uma vida santa diante de Deus, os falsos mestres e profetas apregoam uma paz que não é paz, uma prosperidade que nunca foi prosperidade. E o resultado não poderia ser mais desastroso para o povo de Deus.
À semelhança daqueles pastores de Israel, os mercenários estão a afugentar as ovelhas de Cristo e a dispersar o rebanho que nos confiou o Senhor  Jesus. Como será triste ouvir do Sumo Pastor este repto: ''Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR!” (Jr 23.2).
Como pastores de Cristo, temos de conduzir o rebanho de acordo com as Sagradas Escrituras. É chegado o momenta de conscientizarmos o povo de Deus a buscar um poderoso avivamento para que não fiquemos envergonhados quando do arrebatamento da Igreja. Levemos também a Igreja a uma vida de santificação e de pureza, e que não saiamos por ai a apregoar uma paz que não é paz, e uma prosperidade que não passa de miséria.
IV. OS DEVERES DAS OVELHAS
Se os pastores têm deveres para com as ovelhas, as ovelhas de igual modo têm deveres e compromissos para com os seus pastores. Doutra forma, como os pastores poderiam conduzir o rebanho de Cristo? Vejamos o que devem fazer as ovelhas em relação aos seus pastores.
1. Honrar os pastores. "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (Hb 13.7).
2. Obediência. "Obedecei aos vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil" (13.17).
3. Contribuição à Obra de Deus. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança" (MI 3.10).
CONCLUSÃO
É chegado o momento de imitarmos o Sumo Pastor. No capítulo dez do Evangelho de João, fala o Senhor Jesus de seu ofício como o pastor enviado por Deus para tanger as ovelhas perdidas da Casa de Israel e as que se achavam em outros apriscos, para que haja um só rebanho - a Igreja.
Busquemos as almas perdidas. Reconduzamos ao aprisco as ovelhas desgarradas. Cuidemos das fracas e débeis. Afinal, um dia compareceremos diante do Sumo Pastor para prestar contas do rebanho que nos confiou Ele. Quanto às ovelhas, que honrem os seus pastores, devotando-lhes perfeito amor.
 
 
 
Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Escola Bíblica Dominical

A publicação da Lição da Escola Bíblica Dominical neste Site, é fruto da obediência a Deus. Ele pôs em minha mente o propósito de fazer a divulgação do conteúdo espiritual que recebemos em nossas Igrejas a cada manhã de domingo, é para que semanalmente nossos irmãos que se encontram  espalhados pelo mundo a fora, possam igualmente participar do mesmo pão. 
                               
No cumprimento a esta missão de divulgar o Evangelho por lugares desfavorecidos do acesso a este conteúdo diretamente da Revista, os Missionários possam igualmente compartilhar deste pão com os filhos de Deus sob suas orientações, do mesmo ensino recebidos da Palavra de Deus no Brasil, publicado na Revista; Lições Bíblicas da Escola Dominical veiculado através deste Site.
Tenho a certeza de que estou cumprindo como servo do Senhor meu Deus, mais uma vez, o dever de servo, junto a evangelização internacional, nacional e Igrejas que não desfrutam de acesso favorável e de um conteúdo organizado especificamente para o ensino pessoal e em grupo como igrejas  e etc.
Em virtude da cobertura do Blog ser a nível internacional, utilizamo-lo como o veículo adequado para o cumprimento dessa tarefa de levar esta Mensagem a todos os continentes de nosso planeta, o mais belo de todos no Universo, que só foi criado por causa do homem.
À Missão Nacional, Internacional e Igrejas de difícil acesso.  
Lição 06 de 13, 09 de Maio de 2010.
TEMA – A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS
TEXTO ÁUREO – “Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” (Rm 9.21)
VERDADE PRÁTICA – Em sua inquestionável soberania, Deus trata as criaturas como bem lhe aprouver. Submetemo-nos, pois, à sua perfeita, infinita e sábia vontade.
HINOS SUGERIDOS – 005, 141, 400.
LEITURA BÍBLICA   Jeremias 18.1-10
1 - A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
2 - Levanta-te e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3 - E desci a casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.
4 - Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer.
5 - Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6 - Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
7 - No momenta em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir,
8 - se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
9 - E, no momenta em que eu falar de uma gente e de um reino, para o edificar e para plantar,
10 - se ele fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria.
INTRODUÇÃO
O capitulo 18 de Jeremias é conhecido como a Parábola da soberania de Deus. A passagem talvez não seja muito apreciada pelos calvinistas extremados por mostrar que Deus, conquanto absoluto e inquestionável, não é arbitrário. Suas ações acham-se baseadas em suas bondades e perfeições.
Que riquíssima lição sobre a eleição e a predestinação. Embora sejam estes temas tidos como incompreensíveis e complexos por algumas escolas teológicas, o Senhor, através da arte do oleiro, mostra serem ambos os temas perfeitamente compreensíveis e harmônicos.
Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio as ferramentas de seu oficio, conheçamos a soberana vontade de Deus consoante a Israel, aos gentios e a nossa própria vida.
I. A VISITA À CASA DO OLEIRO
1. A casa do oleiro. Achava-se localizada, provavelmente, no extremo sul de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e do Vale dos Filhos de Hinon. Nesse logradouro, os oleiros desempenhavam suas atividades e, coletivamente, defendiam seus interesses.
2. Seus instrumentos de trabalho. Posto que eficazes, eram bem simples os instrumentos dos oleiros: constituíam-se de duas rodas superpostas. A inferior, acionada com os pés, movimentava a superior, onde o oleiro colocava a argila, a fim de moldá-la de acordo com a sua concepção. E, assim, em movimentos simples, mas seguros, era o barro transformado em vasos e outras vasilhas tão úteis no dia-a-dia das senhoras hebréias.
As vezes, não temos a impressão de estarmos numa roda viva? Vêm as provações e as dificuldades; chegam as lutas e aparecem as batalhas. De repente, eis que a nossa vida entra num ritmo acelerado. Isto acontece por estarmos na roda do Oleiro, que nos vai moldando de acordo com a sua vontade. Tenha paciência! O Oleiro sabe o que está fazendo.
3. A visita à casa do oleiro. Buscava Deus, com esta parábola, deixar uma importante lição para os filhos de Israel. Pensavam estes que, pelo simples fato de serem dissidência de Abraão, achavam-se a salvo dos juízos e dos castigos divinos. O Senhor, porem, mostra-lhes que todos, judeus e gentios, nos encontramos sob a sua jurisdição. Assim como o oleiro tem poder sobre a argila, de igual modo trata-nos Deus consoante a sua soberania, levando sempre em conta, naturalmente, o livre-arbítrio com que Ele nos dotou.
Para se compreender melhor a parábola do Oleiro, é necessário que se estude os capítulos nove, dez e onze da Epístola de Paulo aos Romanos. No capitulo nove, discorre o apostolo acerca da eleição de Israel; no dez, fala sobre a rejeição de Israel como povo eleito; e no onze, trata da futura reconciliação de Israel com o Messias. Aos que não aceitam a forma como Deus trata com o seu povo, aduz Paulo:
"Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" (Rm 9.21).
II. A SOBERANIA DE DUES
A soberania de Deus é uma das mais difíceis doutrinas das Sagradas Escrituras. E só viremos a entende-Ia corretamente, se nos mantivermos centrados nas Sagradas Escrituras, sem nos desviarmos nem para o predestinacionismo absoluto e cego nem para o chamado deismo.
1. Definição. A soberania de Deus é a autoridade inquestionável que Ele exerce sobre todas as coisas criadas, quer na terra, quer nos céus, de tudo dispondo conforme os seus conselhos e desígnios. Sua soberania está baseada em sua onipotência, onipresença e onisciência. Deus é absoluto e necessário - todos precisamos dEle para existir; sem Ele, não há vida nem movimento.
2. Soberania não e arbitrariedade. A soberania é um instrumento legítimo de Deus, através da qual executa Ele toda a sua vontade, visando a plena consecução de seus decretos.
Sendo infinitamente santo e justo, e Criador de quanto existe, tem o Senhor Deus autoridade sobre todas as criaturas morais, e tudo fará a fim de que o seu plano redentivo seja integral e perfeitamente cumprido. Deus jamais criaria uns para a salvação e outros para a condenação eterna. Isto contrariaria os dois principais atributos de sua bondade: santidade e justiça.
3. Eleição e predestinação. Como entender ambas as doutrinas? A predestinação e universal. (Ou seja: Deus, em seu profundo e inigualável amor, predestinou todos os seres humanos a vida eterna Jo 3.16). Por conseguinte, ninguém é chamado à vida para ser lançado no lago de fogo que, conforme bem o acentuou Jesus, fora preparado para o Diabo e aos seus anjos (Mt 25.41). Cumpre ressaltar, porém, que o fato de o homem ser predestinado a vida eterna não lhe garante a posse compulsória desta. É necessário creia ele no Evangelho e aceite e persevere em seguir a Jesus, a fim de que seja havido por eleito de Deus.
Nossa eleição, portanto, tem como base a soberania e a presciência divina: "eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça e paz vos sejam multiplicadas" (l Pe 1.2).
4. O profeta Jeremias e a soberania de Deus. No capitulo dezoito de Jeremias, o Senhor está a ensinar-nos uma grande lição: embora hajamos sido escolhidos para ser a sua particular herança, devemos cumprir as clausulas da aliança que Ele conosco estabeleceu por intermédio de Cristo Jesus (Hb 12,23,24). Caso contrario: haveremos de ser reprovados como o foram os israelitas. Não basta ser filho de Abraão; é necessário fazer as obras de Abraão (Mt 3.9; Jo 8.39).
III. O CRENTE E A VONTADE DE DEUS
É chegado o momento de encararmos com mais seriedade a soberania de Deus. O mesmo Oleiro que de uma argila disforme formou Israel, também chamou-nos de entre as nações, constituindo-nos um povo santo, especial e de boas obras (Tt 2.14).
Como estamos encarando a soberania de Deus? Temos considerado a sua vontade? Ou achamos que, frágeis vasos, temos autoridade sobre o Oleiro? Humildemente, oremos: "Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu".
CONCLUSÃO
E chegado o momenta de nos submetermos à vontade de Deus. Ele é o Oleiro; nós, apenas a argila. De acordo com a sua soberania, estará trabalhando em nossas vidas. Uns, vasos de honra; outros, de desonra (2 Tm 2.20). Submetamo-nos, pois, à sua vontade, a fim de que Ele, de conformidade com o seu querer, opere abundantemente, em nossa vida.



Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails