sábado, 4 de fevereiro de 2012

Religião aumenta o autocontrole das pessoas, indica pesquisa


Por Dc. Alair Alcântara!

Pesquisadores canadenses mostram mais um benefício da religião


Um novo estudo mostra que a religião pode desempenhar um papel mais prático do que se pensava. Pesquisadores da Universidade Queen, no Canadá, acreditam que a religião dá às pessoas um maior autocontrole, incluindo a paciência, e a capacidade de lidar melhor com os problemas.
“Até agora, acreditava religião era apenas uma questão de fé, que não havia mais que isso para as pessoas, nenhum uso prático” disse o psicólogo Kevin Rounding , coordenador da pesquisa. “Esta pesquisa sugere que, na verdade, a religião pode ter uma função muito útil na sociedade… As pessoas podem se beneficiar da religião não apenas para lidar com a transcendência, o medo da morte ou a expectativa da vida após a morte. Ela também possui fins práticos para a vida cotidiana”.
Os participantes dos quatro experimentos realizados pelos pesquisadores foram divididos em dois grupos com frases para refletir, uma metade recebeu conteúdo religioso e a outra teve   sentenças neutras para ler.
Depois, os 48 participantes precisavam beber uma quantidade pequena de uma bebida “amarga”. Sem saber o que era, e que seria pagos de acordo com a quantidade que bebessem,
O resultado final indica que as pessoas do grupo exposto à religião beberam uma média de sete xícaras de suco de laranja com vinagre, enquanto os do grupo neutro ingeriram uma média de quatro copos.
“Estes números foram usados como nossa medida de autocontrole. O maior consumo representa maior esforço de autocontrole”, explica o relatório.
Outro experimento foi feito na mesma lógica do primeiro, fazendo exposição de conteúdo religioso e neutro para um grupo de 60 pessoas. Elas foram informadas de que poderia voltar para o laboratório no dia seguinte e receber US$ 5 ou voltar uma semana depois e receber US$ 6.
Novamente, a maioria do grupo religioso, 60%, mostraram-se mais propensos a esperar para receber uma quantia maior, em comparação ao outro grupo, onde apenas 34% fez essa opção.
“Nossa descoberta mais interessante foi que os conceitos religiosos são capazes de aumentar o autocontrole, após terem sido testados ao máximo em tarefa não relacionadas”, explica  Rounding. ”Em outras palavras, mesmo quando poderíamos  prever que as pessoas seriam  incapazes de exercer o autocontrole, os temas religiosos das frases parecem ter lhes ajudado a exercer o autocontrole.”
Além de Rounding, a equipe era formada pelo psicólogo Albert Lee e professores da Universidade Queen,  Jill Jacobson e Li-Jun Ji. O estudo foi publicado na edição mais recente da revista Psychological Science.
Traduzido e adaptado de Science Blog e Toronto Sun
Postado Por Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails