segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Quarto Cavaleiro do Apocalipse: E se o vídeo for verdadeiro? Entenda as consequências e o significado da aparição


A presença do que seria o Quarto Cavaleiro do Apocalipse, representante da morte, causou muita polêmica e repercussão em todo o mundo. Milhares de cristãos e não cristãos discutem se o vídeo é verdadeiro ou não, mas e se for? No que implicaria a aparição do Quarto Cavaleiro do Apocalipse e o que isso quer dizer aos olhos da Bíblia?

Intrigado com o vídeo, o escritor e conferencista Bruno dos Santos decidiu analisar as imagens. Bruno é Pastor da Igreja Vida Nova em São Paulo e coordenador geral da CIA (Coalizão das Igrejas Apostólicas), além de ser formado em Teologia com especializações em Novo Testamento e Liderança e segundo ele: “O que está acontecendo no Oriente Médio, em especial no Egito, e ao redor do mundo, nada mais é que uma prova cabal de que as profecias estão cada vez mais próximas e presentes em nossa geração”.

Para o Pastor, caso o vídeo seja realmente verdade, esta é mais uma prova de que estamos no fim do mundo, já que assim como no livro de Lucas capítulo 21, versículos 11 e 12 o próprio Jesus relata sobre como será o tempo próximo do Apocalipse. O texto bíblico fala sobre terremotos, fome, pestes, sinais vindos do céu e perseguições religiosas: “segundo o que as profecias ditam, estamos vivendo tempos difícies, tempos de guerras civis, ajustes de poder, domínios culturais e porque não, tudo isso como manisfestações espirituais no tempo e espaço”.

Na opinião do teólogo os Quatro Cavaleiros do Apocalipse seriam “sistemas de domínio de massa” comandados por satanás para destruição, e devidamente autorizados por Deus para se manifestarem “para juízo do mundo todo”. Ele também acredita que a estranha aparição animais mortos em diversos lugares do mundo, além do aumento de doenças e a morte de pessoas em protestos e tragédias ambientais se explicam na passagem em Apocalipse 6:8 mostrando então “um grande sinal apocalíptico” na Terra.

O mais surpreendente sobre a o quarto cavaleiro, é que a morte e o inferno possuem autoridade sobre 1,5 bilhão de pessoas. Essas pessoas morrerão separados do conhecimento de Deus. A característica desse cavaleiro é assustadora, ele possui uma cor verde-pálido (amarelado). A cor da desgraça. Em grego essa é a idéia expressa no original ( – híppos khlorós).

O Pastor Bruno ainda alerta: “isso nos leva a crer que é chegado o tempo da desgraça sobre o mundo que rejeita Deus. Os cavaleiros ceifarão a vida daqueles que desconhecem a Palavra de Deus e os seus atributos. Até mesmo os cristãos nominais sofrerão diante das calamidades mundiais que virão sobre a terra”.

Encerrando o Pastor afirmou que o vídeo é falso, mas os sinais no mundo como guerras, mortes e perseguições seriam verdadeiros, por tanto físico ou não os Cavaleiros do Apocalipse já estariam na Terra: “Ainda que não haja um cavaleiro de verdade, há todas as prerrogativas dele, há guerra, há violência, há revolta, há desgraça, que é a cor do quarto cavaleiro”.

Fonte: Gospel+


Postado Por Dc. Alair Alcântara


Sem Fronteiras

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Estudo II - OS TRAIDORES: PEDRO E JUDAS


"O Senhor voltou-Se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe havia dito: "Antes que o galo cante hoje, você Me negará três vezes". Lucas 22:61 NVI


Tanto Pedro como Judas eram discípulos ambiciosos. Os dois traíram Jesus no espaço de poucas horas.


VOCÊ TAMBÉM, PEDRO? VOCÊ TAMBÉM, JUDAS? Pedro e Judas são dois dos personagens bíblicos mais conhecidos. Os escritores e pregadores podem referir-se a Pedro e a Judas sabendo que as pessoas reconhecerão seus nomes. Até as pessoas que lêem a Bíblia como obra literária (e não como a Palavra de Deus) conhecem o fracasso de Pedro e de Judas.


A maioria das pessoas considera a lealdade muito importante. As histórias de um amigo traindo outro amigo despertam grande interesse nas pessoas. Júlio César exclamou quando morreu: "Você, também, filho?" Suas palavras mostravam a grande tristeza e decepção quando percebeu que seu amigo, Cassius, e seu filho adotivo, Brutus, o apunhalaram por trás. Imagine quão mais terrível é a traição do Filho de Deus por dois de Seus discípulos mais chegados!


Algumas Características Positivas


Leia sobre algumas características de Pedro. Luc. 5:5-11


"Pedro era ativo e zeloso, firme e intransigente, e Cristo viu nele um elemento útil para a Sua igreja." (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, pág. 488).


"Pedro não podia suportar ver seu Senhor, que Ele acreditava ser o Filho de Deus, fazendo o papel de um servo. ... Às palavras: "Se Eu te não lavar, não tens parte comigo", Pedro subjugou seu orgulho e vontade própria. Não podia suportar a idéia de separar-se de Cristo; isto teria sido para ele a morte." (O Desejado de Todas as Nações, págs. 645 e 646).


Todos os versos da Bíblia que mencionam Judas são negativos.


"Ele (Judas) não era insensível à beleza do caráter de Cristo; e muitas vezes, ao ouvir as palavras do Salvador, vinha-lhe a convicção."(Atos dos Apóstolos, pág. 558).


Judas "havia sinceramente desejado uma mudança em si, e contara experimentar esta perfeita união com Cristo. Mas este desejo não se tornou predominante". (Educação, pág. 91). Ele "tinha alguns preciosos traços de caráter que se poderiam haver tornado uma bênção para a igreja".(O Desejado de Todas as Nações, pág. 295).


Leia Lucas 22:3. Por alguma razão, Satanás entrou em Judas, mas não em Pedro. Jesus deixou claro que Satanás realmente também queria Pedro (Luc. 22:31). Houve algo na maneira como esses homens aceitaram a Jesus que fez a diferença em sua vida. Suas características eram quase as mesmas. Mas o que aconteceu com cada um foi muito diferente. Tanto Pedro como Judas falharam com Jesus. Mas Pedro continuou a receber a promessa da vida eterna, enquanto Judas continuou a receber a promessa de destruição eterna. Como é importante entendermos a diferença entre esses dois homens!


O que a vida de Judas pode nos ensinar sobre a entrega a Jesus? Como os cristãos podem mostrar hoje o mesmo espírito de Judas com relação a Jesus? Judas era um dos discípulos de Jesus. O que isso nos revela sobre aqueles que acham que pertencer à igreja é tudo o que precisamos?


As Duas Negações - Mat. 27:3, 4; Luc. 22:54-62


Tanto Pedro como Judas sabiam que haviam pecado. Judas disse: "Pequei, pois traí sangue inocente [Jesus]" (Mat. 27:4 NVI). Pedro "saindo dali, chorou amargamente" (Luc. 22:62).


A Bíblia é clara sobre as características negativas de Judas. O arrependimento de Judas foi falso (Mat. 27:3). Judas planejou cuidadosamente com homens maus para trair Jesus. E traiu abertamente a Jesus (Mar. 14:45; João 18:2, 3). Então, podemos ver algumas razões por que a traição de Judas foi tão diferente da negação de Pedro.


Leia Mateus 26:14-16; Mat. 26:34, 35; e Mat. 26:69-75. Entenda a diferença entre o que Pedro fez para Jesus e o que Judas fez para Jesus.


Pedro nunca planejou negar Jesus. Pedro negou Jesus em um momento de medo. A Bíblia mostra que Judas planejou cuidadosamente sua traição. Tanto Pedro como Judas erraram. Os dois homens mostraram as fraquezas de seu caráter. Os dois homens falharam com Jesus. Mas Judas planejou cuidadosamente sua ação e não agiu por uma fraqueza inesperada.


Compare as diferentes razões que Pedro e Judas tiveram para trair Jesus com o que lhes aconteceu posteriormente. Mat. 27:5; 1 Ped. 1:1


Assim como Judas, Pedro mostrou algumas características negativas. Pedro amaldiçoou (Mat. 26:74). Ele tinha um temperamento impulsivo (João 18:10). E agiu como um covarde (Luc. 22:57). Pedro era muito autoconfiante. Ele confiava em sua lealdade a Jesus. Mas quando chegou o primeiro teste real, Pedro falhou.


As Duas Negações (Continuação) - Mar. 14:10; Luc. 22:60


Um homem, por causa de palavras impróprias (Pedro); outro, por causa da cobiça (Judas) - os dois discípulos falharam com seu melhor Amigo (Jesus) no mesmo dia. Mas seus atos não surgiram do nada. Cada um deles teve uma história que abriu claramente o caminho para suas ações. Judas viu que Jesus estava oferecendo promessas espirituais, em lugar de ganho mundano. Judas estava esperando obter honra e glória mundanas. Finalmente, Judas pôde ver que Jesus não tomaria nenhuma honra terrestre para Si mesmo. Judas entendeu que por seguir a Jesus, ele também não teria qualquer honra e glória. Assim, ele começou a deixar o Mestre.


Jesus foi muito paciente com Judas. Ele tentou salvá-lo. Na Última Ceia, Judas recusou aceitar o misericordioso apelo de Jesus pela última vez. Ele ficou ofendido. Estava desapontado com o fracasso de seus sonhos. Judas recusou render-se a Jesus. Entregou o coração ao demônio da cobiça, que há muito o vinha perseguindo.


Que exemplos podemos achar na vida de Judas que mostram o caminho que ele vinha seguindo há muito tempo? João 6:69-71; João 12:6


Assim como Judas, a queda de Pedro não foi súbita nem inesperada. A confiança própria de Pedro o levou a crer que não podia afastar-se de Jesus. Leia Lucas 22:33. Estas palavras de Pedro mostravam quão pouco ele realmente sabia sobre sua fé e seu relacionamento com Jesus.


A confiança própria pode ser perigosa para um cristão. Nossa fé é baseada no conhecimento de que somos impotentes e não podemos salvar a nós mesmos. É claro que Pedro ainda não havia entendido isso. Passo a passo, ele entrou pelo caminho da confiança própria, até que esta o levou a negar seu Senhor.


Somos salvos só pela justiça de Jesus. O que podemos aprender da experiência de Judas e de Pedro sobre a importância de não permitirmos que Satanás entre em nossa vida?


Os Resultados


Depois de trair a Cristo, Judas enforcou-se (Mat. 27:5). Em contraste, depois de negar a Cristo, Pedro se tornou um apóstolo de confiança (1 Ped. 1:1), um forte líder da primeira igreja cristã, e escritor que deixou um testemunho que ecoa pelos séculos desde aquele tempo. Mas os dois homens mostraram sinais exteriores de arrependimento de suas ações!


Judas teve o arrependimento errado: Judas, depois de trair a Cristo, voltou aos sacerdotes e exclamou: "Pequei, traindo sangue inocente" (Mat. 27:4). Mas sua confissão não era genuína, não representava uma verdadeira tristeza por suas ações, mas era uma tristeza pelas conseqüências de suas ações. As conseqüências, e não o ato em si, provocaram esse reconhecimento do pecado, mas (aparentemente) não existia qualquer pesar profundo, genuíno, em seu coração, pelo mal que cometeu ao trair seu Senhor.


O arrependimento de Pedro foi sincero: Pedro negou seu Senhor no momento de maior necessidade e humilhação de Cristo. Mas, posteriormente, ele se arrependeu e foi reconvertido. Ele se entristeceu verdadeiramente pelo ato em si, e não apenas pelas conseqüências. Seu arrependimento mostrou que o Espírito Santo podia trabalhar em seu coração e mudá-lo. Ele foi verdadeiramente quebrantado por seu pecado e, a partir daquela contrição, o Senhor poderia trazer Pedro ao arrependimento e a uma conversão verdadeira. "Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus" (Salmo 51:17).


A Oportunidade de Ser Salvo


Lucas 22:21 mostra que Jesus sabia o que Judas havia de fazer. Mas Ele ainda conservou Judas como um de Seus discípulos. O que isto nos revela sobre Jesus? Judas poderia ter mudado de idéia e não trair a Jesus?


Esta é uma pergunta difícil de responder. A Bíblia ensina claramente que temos liberdade de escolha. Pouca coisa do cristianismo teria sentido sem essa liberdade. Jesus sabia que Judas o trairia. Deus não decidiu com antecedência que Judas faria isso. As outras idéias são: Que sentido haveria em Judas ser castigado por trair a Jesus? Judas claramente tinha livre-arbítrio. A Bíblia ensina que Deus deseja que todos aceitem a Sua salvação (2 Ped. 3:9). Judas também teve uma oportunidade para ser salvo. Então, Jesus não conservou Judas por perto para lhe dar uma oportunidade de traí-Lo. Ao contrário, Jesus tentou dar a Judas uma oportunidade de ser salvo.


Leia Lucas 22:31, 32. Por estas palavras, Jesus mostrou que sabia que Pedro um dia iria mudar. Jesus também sabia que Pedro seria um forte líder na igreja. Como aconteceu com Judas, o conhecimento prévio de Jesus não significava que Ele decidiu que Pedro seria um grande apóstolo. Ao contrário, Jesus sabia o que Pedro e Judas fariam com seu livre-arbítrio. Jesus deu aos dois a oportunidade de aceitarem a salvação. O que aconteceu mostra as escolhas que eles fizeram.


Todos nós, que afirmamos seguir a Jesus, estamos na mesma situação de Pedro e de Judas. Recebemos oportunidades para fazer a escolha de aceitar a salvação que Jesus oferece livremente. Cada um de nós precisa perguntar a si mesmo o que está fazendo com essas oportunidades. No fim das contas, só um entre dois futuros eternos nos espera: um futuro como o de Pedro ou um futuro como o de Judas.


"Ninguém pode prever até onde se embrenhará no pecado quando uma vez se tiver rendido ao poder do grande enganador. Satanás penetrou em Judas Iscariotes e induziu-o a trair seu Senhor." (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pág. 103).


"O Salvador deu-lhe oportunidade de reconquistar a confiança dos irmãos e, tanto quanto possível, afastar a mancha que trouxera sobre o evangelho. Aí se dá uma lição a todos os seguidores de Cristo. O evangelho não transige com o mal. Não pode desculpar o pecado. Os pecados secretos devem em segredo ser confessados a Deus; mas o pecado público requer pública confissão." (O Desejado de Todas as Nações, pág. 811).


"Quantas vezes, ao sobrevir-nos aflição, fazemos como Pedro! Olhamos para as ondas, em lugar de manter os olhos fixos no Salvador. Os pés vacilam, e as orgulhosas águas passam por sobre nossa alma. Jesus não disse a Pedro que fosse ter com Ele para que perecesse; não nos chama a segui-Lo, para depois nos abandonar. "Não temas", diz-nos; "porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu. Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque Eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador" (Isa. 43:1-3)." (O Desejado de Todas as Nações, pág. 382). 


Postado Por Dc. Alair Alcântara
Sem Fronteiras

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails