quarta-feira, 10 de março de 2010

Estudo X - MEU PAI E MEU DEUS



“Tu és meu Pai, meu Deus e a rocha da minha salvação”. (Sal. 89:26)
Deus era muito real para Davi. Ele sabia por experiência própria que o Senhor guia os mansos e lhes ensina os caminhos (Sal. 25:9). Para Davi, somente um insensato poderia dizer: “Não há Deus” (Sal. 53:1).
O propósito deste estudo é ver como o Deus do Céu é o Deus pessoal de Seus filhos na Terra.
Deus e Seu povo- Mal. 3:16,17
Em função da maneira como Deus Se relaciona conosco, como deveríamos relacionar com os outros? (Heb. 10:24,25).
Os santos de Deus não devem manter os olhos sobre si mesmos e seus próprios afazeres. Devem preocupar-se com as necessidades dos que se encontram ao seu redor e estimular todos a se tornarem mais amáveis e mais ativos em boas obras. Os santos não devem estar preocupados unicamente com a salvação pessoal, mas também com a salvação de outros.
Deus e o indivíduo- Deut. 7:6-8
Tornar-se amigo de Deus requer uma resposta à Sua amizade. Essa resposta inclui aceitar Sua proteção, sabedoria, guia a amizade. Deus é um amigo na perplexidade e na aflição, protetor no infortúnio, um guarda nos mil perigos a nós invisíveis. Pode haver amizade significativa sem confiança? A Bíblia nos dirige para nosso Criador e amplia nossa capacidade de ver Deus em ação.
Deus o Pai sempre foi conhecido pelo mundo de forma impessoal, através da Natureza (Rom. 1:19,20), e da nação israelita, de maneira especial, como o único Deus verdadeiro (Isa. 43), o Deus operador de milagres (Êxodo 20:2), e o Criador (Gen. 1). Alguns poucos perceberam que era um Pai pessoal (Sal. 89:26). Coube a Jesus, porém, reconstruir a conexão perdida entre Deus e os seres humanos, de maneira a permitir que Deus Se tornasse um Pai real para a humanidade.
Leia sobre a relação do salmista com Deus. Sal. 91:2
Os que submetem a vida a Sua direção e a Seu serviço, jamais se verão colocados numa posição para a qual Ele não haja tomado providências. Seja qual for nossa situação, se somos cumpridores de Sua palavra, temos um Guia a nos dirigir o caminho, seja qual for nossa perplexidade, temos um seguro Conselheiro; seja qual for nossa tristeza, perda ou solidão, possuímos um Amigo cheio de compassivo interesse.
Leia sobre três coisas que devem acontecer a uma pessoa quando se encontra com Deus. Isaías 6:1-13.
Todas as maravilhosas coisas que Deus fez por outros, deseja e prometeu fazer por cada um de nós. O que devemos fazer é permitir que os olhos de nossa visão espiritual se abram e respondam a Deus, quando Se dirigir a nós.
Deus está próximo- Sal. 145:18
Se um cristão considerar Deus um Contador-Chefe, não vai querer que Ele esteja muito por perto. O livro de contabilidade, com seus débitos e créditos, pode ser um registro muito minucioso. Porém, se o cristão considerar Deus como seu Amigo e a si mesmo como Sua propriedade especial, o pensamento da presença de Deus trará vigor e prazer a cada momento.
A expressão “os que invocam” o Senhor significa adora-Lo, reconhecer Seu poder e nossa dependência. A quem nos voltaremos em nossa necessidade? Podemos ser tentados a buscar outras pessoas ou mesmo alguém que esteja numa elevada posição da vida. Mas o salmista nos adverte contra esse perigo (Sal. 118:8,9).
Algumas vezes somos tentados a depositar nossa confiança no saldo de uma conta bancária, em amigos, em nossa capacidade ou esperteza. Parece mais fácil ter confiança no que podemos ver e sentir, e não em Deus, invisível e aparentemente impalpável.
A bondade de Deus- Sal. 34:8-10
A bondade de Deus é revelada pelo fato de que Ele nos dá tudo o que realmente precisamos. Devemos experimentar a abundante provisão de Deus. Nada é mais convincente do que passar por aquela situação em que somente Deus pode ser a fonte de nossos recursos. Estamos sempre com medo de que nossas necessidades diárias não sejam atendidas. Mas quando as circunstâncias removem todos os meios visíveis de apoio, e descobrimos que Deus preencheu cada necessidade, então é que verificamos como Deus é bom. Feliz é a pessoa cuja confiança em Deus não foi em vão.
Em conseqüência da bondade de Deus, qual deveria ser nossa resposta? (Sal. 105:1,2; Salm . 107:8,9).
Aprecie a bondade de Deus. Conte as bênçãos. Aprenda a não achar que tem direito aos benefícios pessoais, favores e prazeres; aprenda a ser agradecido a Deus por todos eles.
Também responderemos à bondade de Deus tornando-nos um canal de bênçãos ao mundo. Uma das leis de Deus, de dar e receber, é que aqueles que partilham com outros as bênçãos que receberam logo recebem mais bênçãos do Doador de toda dádiva boa e perfeita. Se a igreja, como um corpo, unisse suas energias para trazer as ilimitadas bênçãos de Deus ao mundo, sua própria condição seria grandemente elevada e seu progresso em direção ao reino teria notável avanço.
À luz das magnificentes qualidades de Deus, somos totalmente sem valor. Mas esse grande Deus nos convida a experimentar pessoalmente Sua presença, amor e bondade. Se nEle descansarmos pacientemente, Ele nos fará sair mais que vencedores das experiências angustiantes.




Reproduzido Por: Dc. Alair Alcântara




Sem Fronteiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails