sexta-feira, 29 de junho de 2012

Entre os anos 2000 e 2010, população evangélica cresceu 61%, afirma IBGE. Confira dados


Entre os anos 2000 e 2010, população evangélica cresceu 61%, afirma IBGE. Confira dados

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados comparativos entre os censos realizados nos anos 2000 e 2010 sobre religião, e apontou crescimento de 61,45% dos evangélicos nos últimos dez anos.
De acordo com o comparativo, no ano 2000, cerca de 26,2 milhões de brasileiros se declaravam evangélicos, quantidade correspondente a 15,4% da população, e no ano de 2010, a quantidade de brasileiros que se identificaram como evangélicos saltou para 42,3 milhões, ou 22,2% da população do país. Nos dados do censo de 1991, o percentual de evangélicos na população brasileira era de 9%.
Mesmo com esse crescimento, a maioria da população brasileira ainda é católica, embora a perda de fiéis proporcionalmente ao crescimento da população seja constante. Desde o ano em que foi realizado o primeiro censo, 1870, os católicos eram 99,7% da população, e em 2010, somam 73,6% dos brasileiros, de acordo com informações do G1.
O crescimento dos evangélicos está diretamente ligado à diminuição da quantidade de católicos, e nas regiões Norte e Nordeste, o dado comparativo do IBGE aponta com maior clareza esses números.
Entre 2000 e 2010, a maior redução percentual de católicos foi na região Norte, que passou de 71,3% para 60,6% da população, enquanto que os evangélicos saltaram de 19,8% para 28,5%.
Já na região Nordeste, os evangélicos cresceram de 10,3% da população, para 16,4% nos últimos dez anos.
O estado brasileiro com menor percentual de católicos é o Rio de Janeiro, com 45,8%. O estado fluminense também registrou a maior concentração de espíritas do Brasil, com 4% da população.
O estado brasileiro que registra a maior concentração de evangélicos, proporcionalmente, é Rondônia, onde 33,8% dos habitantes se declararam adeptos da doutrina evangélica. O estado do Piauí foi onde a menor presença de evangélicos foi registrada, com 9,7%.
O IBGE divulgou também, dados comparativos entre religião e formação escolar, e dentre os evangélicos, 6,2% não possuem instrução, e 42,3% afirmam ter o ensino fundamental incompleto.
pastor Márcio de Souza comentou a divulgação dos dados e demonstrou preocupação com os reais motivos do crescimento: “Por trás dessa explosão demográfica evangélica, devemos pensar no que tem gerado esse crescimento em nosso meio. Será a ‘fama’ de que crente prospera ou o afã de responder o chamado divino para a ‘Missio dei’? Será que estamos atentando muito para a quantidade e deixado a qualidade de lado?”, questiona Souza.
Segundo o colunista do Gospel+, o parâmetro para visualizar os efeitos do crescimento dos evangélicos é a realidade social: “Um bom termômetro para isso é olhar a situação de desigualdade social e injustiça no país. Quando Calvino pregou o evangelho em Genebra, a cidade deixou de ser um pulgueiro onde pessoas jogavam fezes pelas janelas de casa e passou a ser uma referência de civilidade, justiça social e respeito ao direito do outro. Sem contar que o trabalho foi dignificado e reconhecido como ferramenta de Deus para nos prosperar”, observa.
Para Márcio, o crescimento em números dos evangélicos não tem refletido na sociedade de forma que a transforme: “Hoje, somos 42 milhões e os lixões continuam cheios de crianças sendo exploradas, gente brigando com cães e urubus o pão de cada dia, as favelas continuam a se multiplicar, o tráfico de drogas continua a recrutar nossos meninos e o nosso índice com relação a distribuição de renda e desenvolvimento humano só não é pior que o de Serra Leoa e algumas republiquetas africanas. Se o Evangelho vigente no Brasil seguisse a doutrina dos apóstolos, o país seria outro. Não teríamos pastores milionários e crianças famintas. precisamos pensar se não estamos transformando lobos em bodes ao invés de ovelhas”, critica o pastor.
Para ler a íntegra do artigo “Explosão Evangélica! Somos 42 milhões! E dapi?”, de Márcio de Souza em sua página, acesse este link.
De acordo com o censo, o número de pessoas sem religião cresceu entre os anos 2000 e 2010, passando de 12,5 milhões para 15 milhões.
Confira abaixo, infográficos retirados do site Estadão Dados, com comparativos entre a quantidade e crescimento de adeptos da religião evangélica com as outras religiões no Brasil, entre os anos 1940 e 2010:
Gráfico comparativo de religiões entre os anos 1940 e 2010
Status atual das religiões no Brasil
Fonte: Gospel+

terça-feira, 26 de junho de 2012

Caju e Castanha preparam CD gospel pela gravadora da Igreja Mundial


Por Pr. Alair Alcântara!

O apóstolo Valdemiro Santiago intimou a dupla que já frequenta a igreja há alguns anos

  • por Leiliane Roberta Lopes

    Caju e Castanha preparam CD gospel pela gravadora da Igreja Mundial
    A dupla Caju e Castanha devem começar a produzir um CD evangélico para ser lançado pela WS, gravadora do apóstolo Valdemiro Santiago, que fez o convite para que a dupla se apresse em criar esse trabalho.
    Ricardo Alves da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha) já se apresentaram em todo o Brasil, essa formação está na estrada desde 2002 depois que João Albertino da Silva faleceu devido a um câncer.
    José Roberto e José Albertino criaram a dupla na década de 70 se apresentando com pandeiros feitos de lata de marmelada, ao longo dos anos os emboladores ganharam fama nacional até que a enfermidade de Caju quase colocou um fim na carreira até que Ricardo, sobrinho de João Roberto se tornou o novo Caju.
    João destacou em entrevista para o site da Igreja Mundial do Poder de Deus que sua mãe é evangélica há mais de 30 anos, mas que ele pessoalmente, tem cerca de 15 anos de conversação e que está há sete anos na Igreja Mundial.
    Eles chegaram ao ministério fundado por Valdemiro Santiago através da TV, um veículo fortemente usado pelo líder religioso para atrair fiéis. “Víamos os milagres e ouvíamos a palavra do Apóstolo Valdemiro Santiago, Deus tocou em nosso coração dai viemos um dia para nunca mais sair”, relata.
    Sobre a produção de um CD os emboladores adiantam que será uma grande honra.
    “Será uma honra para nós falarmos de Jesus no ritmo de embolada e com isso levar a palavra de Deus aos simpatizantes desse ritmo. Tudo que Deus criou os ritmos, a música, tudo é para o louvor e a Glória de Deus e faremos parte dessa obra com muita alegria e retidão, mas acima de tudo grato a Deus por sua obra em nossas vidas”.
    Postado Por Pr. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    quinta-feira, 21 de junho de 2012

    Samuel Câmara quer apresentar liminar para cancelar a 5ª AGE da Assembleia de Deus



    O evento foi preO pastor Samuel Câmara, por meio de seu advogado, vai entrar com uma liminar para cancelar a 5ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleia de Deus do Brasil (CGADB) que aconteceu em Alagoas entre os dias 6 e 8 de junho.
    Mesmo sem ter pautas ligadas à eleição da CGADB, o pastor da AD de Belém quer ter voz nas decisões da AGE para poder votar nas alterações dos estatutos.
    Para poder aprovar cada pauta da AGE é necessário ter dois terços de votos positivos no quorum, mas pelas contas de Samuel Câmara ele tem quase a metade dos pastores como aliados.
    Mais de 2,2 mil pastores estavam inscritos, mas menos de 2 mil compareceram, como cerca de mil pastores são aliados de Câmara o plenário não poderia ter os votos de dois terços para realizar as aprovações, pois Silas e sua base aliada votariam contra.
    Os temas votados dizem respeito apenas à alteração do Credo cristão das Assembleias de Deus e a inclusão dos parâmetros bíblicos referentes ao casamento entre homem e mulher. Ou seja, são assuntos de interesse geral que não deveriam intervir entre as questões eleitorais que envolvem ele e o atual presidente da CGADB, o pastor José Wellington Bezerra da Costa.
    O pastor Antônio Mesquita relatou o caso em seu blog, Fronteira Final, e disse que a atitude casou grande desconforto entre os pastores presentes. “Durante a reunião de ontem à tarde, houve muito desconforto entre homens tementes e que não viam nenhum propósito na realização dessa AGE, em função das notabilizadas intolerâncias, por meio de atitudes que depõem contra qualquer cristão e que se agravam quando se trata de ditos ministros do Evangelho”, escreveu.sidido pelo pastor José Wellington na cidade de Rio Largo, Alagoas

    Postado Por Pr. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    Assembleia de Deus em Belém do Pará comemora 101 anos



    A Igreja-Mãe vai realizar comemorações especiais que marcam essa data tão importante para o ministério
    Depois das festividades do ano passado que marcaram o 1º centenário da igreja Assembleia de Deusem Belém do Pará e no Brasil, os membros assembleianos de todo o país estão sendo convidados a participarem da comemoração do 101º aniversário.
    A Igreja-Mãe das ADs de todo o Brasil iniciou as festividades no último domingo, começando pelo Grande Batismo Pioneiros do Bicentenário e com um culto no período da noite.
    Nesta segunda-feira (18) a comemoração do Dia da Assembleia de Deus, data aprovada pela prefeitura da capital paraense, contou com a realização de uma conferência que deve se encerrar de noite em um grande culto de louvor e gratidão a Deus.
    Na última quinta-feira a Câmara de Belém realizou uma solenidade para destacar a importância da AD para o estado e também para o Brasil, fazendo honras ao trabalho de evangelização realizado pelos pastores e membros da Igreja-Mãe.
    No dia 15 foi a vez da Câmara dos Deputados homenagearem as Assembleias de Deus, em seu pronunciamento o deputado federal Marcos Feliciano citou os trabalhos desse ministério.
    “Evangelizar a todos, já justifica perante Deus nossa missão, no entanto, concomitante, a Igreja de Cristo promove o maior trabalho de inclusão social que se tem noticias, aglutinando pessoas das mais diferentes matizes sociais numa união fraterna cristã de congraçamento ímpar, proporcionando ao País, exemplo de convívio harmônico, embasado nos ensinamento que o próprio Cristo nos deixou”.
    Pelo Twitter o pastor presidente da AD em Belém do Pará, Samuel Câmara, falou sobre a geração do bicentenário. “Somos a geração pioneira do Bicentenário da Assembleia de Deus, e isso representa um grande privilégio da parte do Senhor Jesus”, escreveu ele.
    Postado Por Pr. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    Garoto de 11 anos é ungido como pastor nos Estados Unidos



    Ele estuda a Bíblia e escreve seus próprios sermões. Ezekiel Stoddard conta que foi chamado por Deus quando tinha 8 anos
  • por Leiliane Roberta Lopes

    Garoto de 11 anos é ungido como pastor nos Estados Unidos
    Nos Estados Unidos o jovem Ezekiel Stoddard, de 11 anos, tem chamado atenção de adultos e crianças por ter um ministério pastoral mesmo com tão pouca idade.
    Ele foi ungido como pastor da igreja Pentecostal Templo Hills liderada por sua família no mês passado no estado de Maryland. Ele já tem recebido convites de diversas partes do país para pregar, tanto que o jornal O Globo destacou um sermão realizado para adolescentes em uma igreja no sudeste de Washington.
    O jornal destaca que Ezekiel falou sobre medo citando diversas passagens bíblicas e que em determinado momento um adolescente de aproximadamente 12 anos correu em direção ao altar para entregar sua vida para Jesus impressionando o jovem pastor.
    Não é raro encontrar pastores mirins, mas mesmo assim uma polêmica gera em torno desse tema, pois muitos acreditam que esses jovens são forçados por suas famílias enquanto outros acreditam que essas crianças realmente foram chamadas por Deus.
    Quem conhece Ezekiel pessoalmente atesta que ele realmente tem compromisso com a obra de Deus e que faz tudo com muita maturidade, mesmo tendo apenas 11 anos. É ele mesmo quem escreve seus sermões.
    Sua mãe, Adrienne Smith também é pastora e fala que o menino estuda a Bíblia sempre e se dedica a isso. “Ele cruza referências e vai fundo nas Escrituras”, diz ela.
    Mas como todo garoto, ele não deixa de brincar, seus passatempos favoritos são andar de kart e assistir jogos de basquete, principalmente dos Lakers.
    Ezekiel conta que foi chamado por Deus quando tinha oito anos através de um sonho. “Deus disse: ‘Você vai tocar os doentes e vai pregar para os pobres’”, lembra ele que resolveu seguir o caminho.
    Postado Por Pr. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    Marta Suplicy reclama da intervenção religiosa no texto da Rio+20



    A senadora questiona a retirada da expressão "direitos reprodutivos" que daria autonomia para que a mulher decidisse quando ter filhos
  • por Leiliane Roberta Lopes

    Marta Suplicy reclama da intervenção religiosa no texto da Rio+20
    O texto final da Rio+20 aprovado na terça-feira (19) por delegações de 193 países não agradou a senadora Marta Suplicy (PT-SP) que criticou a retirada da expressão “direitos reprodutivos”, que se refere à autonomia das mulheres para decidir quando ter filhos.
    O texto foi retirado depois da pressão feita pelo Vaticano, já que o termo poderia legalizar o aborto, decisão que foi considerada pela senadora como um “retrocesso para as mulheres”.
    “Retrocedemos no texto da conferência do Cairo de 1994 e em todos os avanços que conquistamos depois disso”, disse a petista que é favorável a descriminalização do aborto.
    “Para as mulheres é um momento de grande derrota”, disse a senadora. O texto aprovado cita apenas a “saúde reprodutiva” se referindo ao acesso a métodos contraceptivos e de planejamento familiar.
    A intervenção do Vaticano contou com o apoio de países como Chile, Nicarágua, Egito, Rússia, Costa Rica e outros. Muitos deles não aceitam o termo “direitos reprodutivos” por apoiarem o “direito à vida”.
    Postado Por Pr. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    terça-feira, 12 de junho de 2012

    Vitor Belfort realiza culto dentro do octógono em seu centro de treinamento

    O lutador de MMA convidou o pastor americano Mark Shubert para pregar para os atletas
    O octógono do centro de treinamento de Vitor Belfort, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, serviu como espaço para o compartilhamento do evangelho.
    Geralmente usado para treinar novos lutadores, o centro reuniu esportistas para ouvirem a pregação do pastor americano Mark Shubert, que vive há dez anos no Brasil e que fala português fluentemente.
    Vitor, mesmo machucado (ele sofreu uma lesão na mão e ficou impedido de disputar o UFC 147) também esteve presente no culto. Cristão declarado, o lutador fez questão de promover esse evento e convidar seus conhecidos para o culto no octógono.
    Sendo um dos melhores lutadores de MMA do mundo, o brasileiro não esconde que é cristão nem antes, nem depois das lutas e ainda aproveita as entrevistas que concede para a imprensa para mostrar o Jesus realizou em sua vida e em sua família.
    Antes de entrar no octógono para lutar, ele ora e após a luta faz seus agradecimentos a Deus e faz questão de dizer que ele não é uma pessoa violenta e que luta apenas como profissão. “Acham que sou um homem perigoso. Não sou. Sou da paz. Sou de Jesus, pô”, disse ele em certa entrevista.
    Belfort é evangélico e desde sua conversão declara publicamente sua fé, assim como sua esposa, a ex-modelo Joana Prado, com quem tem três filhos. Os principais pontos de sua vida foram retratados no livro “Lições de garra, fé e sucesso: Vitor Belfort” que será lançado em breve.
    Postado Por Dc. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    Vitor Belfort quer abrir igreja na África


    Em seu projeto também está a criação de uma escola e de um centro esportivo

    Vitor Belfort quer abrir igreja na África
    Vitor Belfort lançará ainda este mês o livro “Lições de garra, fé e sucesso – Vitor Belfort” relatando detalhes sobre sua vida e como alcançou o sucesso.
    Mas o que move esse atleta não é a fama, mas a fé. Evangélico, Belfort gosta de expressar sua devoção a Deus em tudo, tanto nas lutas como nas entrevistas. E em uma delas declarou que tem o desejo de criar uma escola, um centro de treinamento e uma igreja na África.
    “Quero montar, num vilarejo carente da África, uma igreja, uma academia e um colégio”, disse ele em entrevista para Bruno Astuto da revista Época. Ele respondia sobre seus projetos futuros e aproveitou o espaço para dizer que está criando um instituto para usar o esporte como chave de educação, educação esta baseada nos princípios cristãos.
    Casado há oito anos com a ex-dançarina Joana Prado, Vitor Belfort tem dividido sua vida entre Rio de Janeiro e Las Vegas, onde mora com a esposa e seus três filhos. Por aqui ele divide seu tempo com as gravações do programa TUF (The Ultimate Fighting) apresentado pela Rede Globo e ainda com a inauguração do centro de treinamento que leva seu nome, localizado na Barra da Tijuca.
    Todos os seus fracassos e sucessos estarão escritos no livro que, segundo ele, não é de autoajuda nem religioso, mas motivacional; “Sou cristão, tenho um relacionamento com Deus e não me envergonho disso. Mas o livro também descreve minhas mazelas, de como, por exemplo, aos 13 anos, entrei no mundo das drogas e consegui sair. Quero ajudar a todos a lidar com o fracasso, o sucesso, a fama, o dinheiro, o sofrimento”.
    Postado Por Dc. Alair Alcântara
    Sem Fronteiras

    LinkWithin

    Related Posts with Thumbnails